Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63753

TítuloA implementação do conceito Solkattu nas aulas de flauta transversal
Outro(s) título(s)An implementation of the Solkattu concept in flute lessons
Autor(es)Gonçalves, Liliana Patrícia Rodrigues
Orientador(es)Matos, Vítor Hugo Ferreira de
Palavras-chaveFlauta transversal
Leitura à primeira vista
Leitura rítmica
Ritmo
Solkattu
Transverse flute
Reading at first sight
Rhythmic reading
Rhythm
Data2019
Resumo(s)A temática do presente relatório de estágio teve como foco a implementação do conceito Solkattu nas aulas de flauta transversal, tendo surgido no âmbito da prática profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. O projeto de intervenção pedagógica foi implementado com quatro alunos do segundo e terceiro ciclos do ensino básico, do Conservatório de Guimarães. Partindo do axioma que a música é a arte universal, esta assenta numa vasta complexidade e diversidade, podendo dizer-se que tem por base elementos fundamentais como a melodia, o ritmo e a harmonia. Tendo em vista toda a sua complexidão, verifica-se a problemática da descodificação do ritmo musical, sendo que os estudantes de música revelam relegá-lo para segundo plano. Deste modo, a problemática do presente projeto de intervenção pedagógica incidiu na aplicação do conceito Solkattu com o intuito de fomentar a importância do ritmo na música e, consequentemente, a relevância e articulação dos três elementos fundamentais acima supracitados, sem descurar nenhum deles. Verificou-se, ainda, pertinente abordar a leitura à primeira vista, de um modo geral, para compreender qual o foco dos alunos quando expostos a esta. Através da realização dos inquéritos por questionário, foi possível concluir que a implementação do conceito Solkattu surtiu melhorias no que respeita à leitura rítmica e também no incremento de um maior valor relativamente aos três elementos fundamentais da música. De um modo global, no que tange à leitura à primeira vista observou-se, a partir do exercício inicial para o final, uma alteração positiva, ainda que modesta, em relação ao foco dos alunos.
The theme of this internship report focused on the implementation of the Solkattu concept in transverse flute classes, having emerged within the professional practice of the Master of Music Education at the University of Minho. The pedagogical intervention project was implemented with four students from the second and third cycles of basic education at the Guimarães Conservatory. Starting from the axiom that music is an universal art, it is based on a vast complexity and diversity, and it can be said to be based on fundamental elements such as melody, rhythm and harmony. Given all its complexity, there is a problem of decoding the musical rhythm, and music students reveal relegating it to the background. Thus, the problem of the present project of pedagogical intervention focused on the application of the Solkattu concept in order to foster the importance of rhythm in music and, consequently, the relevance and articulation of the three fundamental elements mentioned above, without neglecting any of them. It was also pertinent to approach reading at first sight, in general, to understand what the students focus on when exposed to it. Through the surveys conducted by the quiz, it was concluded that the implementation of the Solkattu concept resulted in improvements in rhythmic reading and also in the increase of the highest value of the three essential elements of music. Overall, about the reading at first sight, was observed, from the initial exercise to the final, a positive, although modest change, from the students' focus.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63753
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Liliana Patricia Rodrigues Goncalves.pdf3,84 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos_Videos.zip133,7 MBUnknownVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID