Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63756

TítuloO contributo da Técnica Alexander para a aprendizagem do violino no ensino especializado de música
Outro(s) título(s)The contribution of the Alexander Technique to the learning of the violin in specialized music education
Autor(es)Teixeira, Ana Marisa Rodrigues
Orientador(es)Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Palavras-chaveConsciência corporal
Educação somática
Técnica Alexander
Violino
Alexander Technique
Body awareness
Somatic education
Violin
Data2019
Resumo(s)O presente relatório de estágio reporta-se ao Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, realizado no ano letivo 2017-2018 no Conservatório de Música do Porto, nos grupos disciplinares M24 – Violino e M32 – Música de Câmara. O Projeto de Intervenção, aplicado a cinco alunos de 1º, 2º e 3º ciclos e ensino Secundário do Conservatório ao longo do ano letivo de 2017/2018, teve como objetivo geral desenvolver a consciência corporal do aluno de violino, através dos princípios da Técnica Alexander. Em particular, procurou-se estimular uma prática corporal com ênfase no movimento natural em detrimento do movimento automático, de modo a prevenir lesões musculoesqueléticas, promover o bem-estar na performance e desenvolver a expressividade musical. Para o efeito, foram implementados exercícios holísticos em aulas individuais e coletivas, baseados nos conceitos de inibição e direção da Técnica Alexander. Como resultado da intervenção pedagógica, foi elaborado um manual ilustrado para alunos de violino. O manual sistematiza uma série de exercícios no âmbito da educação somática e apresenta seis temas que correspondem a um aspeto específico que deve ser trabalhado durante a aprendizagem musical: a concentração, a apropriação do arco e do violino, a relação entre postura e movimento, o descanso e a reflexão. Através de instrumentos de recolha de dados como entrevistas aos intervenientes e gravação de aulas, podemos concluir que este projeto desenvolveu a consciência corporal do aluno de violino e que a inclusão de uma metodologia somática pode contribuir para melhorar a ligação entre o pensamento e o movimento na performance e prevenir o desconforto muscular.
The following report was developed as part of the Masters Program in Music Education of the University of Minho, during the 2017-2018 academic year, at Conservatório de Música do Porto, in the teaching groups M24 - Violin and M32 - Chamber Music. The Intervention Project, applied to five students of the 1st, 2nd and 3rd cycles and secondary education of the Conservatório during the 2017/2018 school year, had as its general objective to develop the body awareness of the violin student, through the principles of the Alexander Technique. In particular, we sought to stimulate body practice with an emphasis on natural movement over automatic movement, in order to prevent musculoskeletal injuries, promote wellbeing in performance and develop musical expressiveness. For this purpose, holistic exercises were implemented in individual and group classes, based on the concepts of inhibition and direction of the Alexander Technique. As a result of the pedagogical intervention, an illustrated handbook was prepared for violin students. The manual systematizes a series of exercises in the field of somatic education and presents six themes that correspond to a specific aspect that should be worked on during musical learning: concentration, the appropriation of the bow and the violin, the relationship between posture and movement, rest and reflection. Through data collection tools such as stakeholder interviews and class recording, we can conclude that this project has developed the student's body awareness and that the inclusion of a somatic methodology can help to improve the link between thinking and movement during performance and prevent muscle discomfort.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63756
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Marisa Rodrigues Teixeira.pdf9,89 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID