Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63899

TítuloEu (também) sou o bairro: o design e a participação em processos de mudança num contexto de vulnerabilidade social
Autor(es)Oliveira, Ana Rita da Costa
Orientador(es)Providência, B
Carvalho, Cecília Maria Peixoto
Palavras-chaveBairros sociais
Co-design
Exploração etnografia
Qualidade de vida
Social neighbourhoods
Co-design
Ethnographic exploration
Life quality
Data2020
Resumo(s)Os problemas, muitas vezes presumidos, que dão origem a intervenções em contextos de exclusão social, devem ser identificados e discutidos junto de quem é afetado por eles, oferecendo-lhes a oportunidade de se expressarem, contarem a sua história e refletirem sobre a sua realidade. Tratando-se de um contexto marcado pela exclusão, o bairro social das Lameiras (Vila Nova de Famalicão), é o foco desta investigação centrada nas estratégias de design para elaborar um diagnóstico de mudança. O envolvimento da população do bairro começa numa fase preliminar, com a recolha de perspetivas pessoais de alguns moradores sobre a vida no bairro. Não se procuram visões iguais, nem um resultado ideal, mas sim um retrato real e a defesa do sentido de comunidade e de identidade, fortemente associada à satisfação pessoal e à qualidade de vida. Deste modo, prevê-se que o co-design possa ser utilizado como auxílio no diagnóstico com a perspetiva de mudança. A aproximação à comunidade, fez-se através de entrevistas informais onde os patamares do bairro das Lameiras foram percorridos numa pequena exploração etnográfica. Este método permitiu estabelecer desde cedo uma relação entre os habitantes e a investigadora, visto que esta se fez sempre acompanhar de uma pessoa da confiança do entrevistado, reduzindo a rejeição à abordagem inicial e que desencadeou uma amostra da população em bola de neve. A segunda fase deu continuidade às entrevistas informais, que se conjugaram com uma recolha de dados quantitativos. Esta recolha foi realizada através de uma ferramenta de comunicação desenvolvida para esta segunda fase do trabalho de campo: os Imanes da Quali-felici-dade. Esta ferramenta propunha um exercício de hierarquização de quinze palavras associadas à felicidade e à qualidade de vida que, posteriormente, eram classificadas numa escala de três níveis: bom, mais ou menos, ou mau. Esta abordagem permitiu não só compreender o que cada morador valoriza na sua vida para ser feliz, mas também perceber como este via a sua situação em cada uma dessas categorias. Com base no diagnóstico elaborado, foram identificadas áreas de intervenção em função das dimensões da vida mais valorizadas pela população, as quais foram classificadas de forma negativa ou pouco favorável. Foram ainda identificados projetos já realizados noutros contextos, que poderão ser pontos de partida para intervenções neste bairro.
The often assumed problems that origin interventions in contexts of social exclusion should be identified and discussed with those affected by them, offering them the opportunity to express themselves, to tell their story and to reflect on their reality. Being a context marked by exclusion, the social neighbourhood of Lameiras (Vila Nova de Famalicão), is the focus of this research based on design strategies to make out a diagnosis of change. The involvement of the neighbourhood population starts, at a preliminary stage, with the gathering of personal insights, of some residents, about life in the neighbourhood. Equal perspectives are not sought, nor an ideal result, but a real portrait and the defense of the sense of community and identity, strongly associated with personal satisfaction and quality of life. This way we predict that co-design can be used as a diagnostic aid with a view or perspective of change. The approach to the community was made through informal interviews where the levels of the Lameiras neighbourhood were covered in a small ethnographic exploration. This method allowed an early establishment of a relationship between the inhabitants and the researcher, since she was always accompanied by a person trusted by the interviewee, reducing the rejection of the initial approach and which triggered a sample of the population in a snowball effect. The second phase continued with the informal interviews, which were combined with a quantitative data collection. This collection was done through a communication tool developed for this second phase of the fieldwork: the Imanes da Quali-felici-dade (it means Magnets of Quality-Happiness). This tool proposed a fifteen word hierarchy exercise associated with happiness and quality of life that were later classified on a three-level scale: good, satisfactory, or bad. This approach has allowed us not only to understand what each resident values in their lives, to be happy, but also to understand how they saw their situation in each of these categories. Based on the diagnosis made, areas of intervention were identified according to the dimensions of life most valued by the population, which were classified negatively or unfavourably. Projects already carried out in other contexts, that could be starting points for interventions in this neighbourhood, were also identified.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Produto e Serviços
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63899
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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