Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/64094
Título: | Adaptações do cânone literário em língua portuguesa: propostas didáticas apoiadas no ELBT para a inclusão de clássicos das literaturas brasileira e portuguesa na aula de PLE através das TIC |
Outro(s) título(s): | Literary canon adaptations in portuguese language: ELBT-supported teaching proposals for the inclusion of classics of Brazilian and Portuguese literatures in the PLE class through ICT |
Autor(es): | Santos, Priscila Cristina dos |
Orientador(es): | Ramon, Micaela Araújo, Sílvia |
Palavras-chave: | Cânone literário Ensino de línguas baseado em tarefas Português língua estrangeira TIC Literary canon Task-based language teaching ICT Portuguese as a foreign language Canon literario Ensino de linguas baseado en tarefas Portugués lingua estranxeira |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Apesar dos avanços nas perpectivas sobre ensino de língua estrangeira, abordagens centradas apenas
nas estruturas linguísticas ainda são bastante comuns e a presença de obras literárias, sobretudo as
canônicas, é bastante rara. Por essa razão, este estudo pretende contribuir com sugestões de
abordagens didáticas para o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) a partir das obras literárias
cânonicas Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Os Lusíadas, de Luís de Camões, dois grandes clássicos
da literatura em língua portuguesa, como forma de contemplar toda a complexidade e a pluralidade da
língua, de modo a englobar seus aspectos culturais.
Como abordagem, recorreu-se ao Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT) e, para estar em
consonância com a sociedade contemporânea, as tarefas foram executadas por meio das Tecnologias
de Informação e Comunicação (TIC) de modo que se pudesse estabelecer um diálogo com o passado,
dando-lhe uma nova roupagem. Para tanto, os propósitos subjacentes à elaboração deste estudo de caso
foram; 1) dar a conhecer autores/textos canônicos das literaturas brasileira e portuguesa,
particularmente textos clássicos não contemporâneos; 2) identificar dificuldades de leitura apresentadas
pelos estudantes; 3) desenvolver formas de incluir as TIC no ensino de PLE.
Os resultados revelam que os textos literários canônicos são um recurso bastante versátil e útil e que o
recurso às TIC pode ser muito significativo, especialmente para a motivação dos estudantes na execução
das tarefas. Despite the advancements in perspectives regarding the teaching of foreign languages, approaches focused solely on linguistic structure are quite common and the presence of literary works, especially canonical ones, is very rare. For this reason this study intends to offer suggestions for didactic approaches for the teaching of Portuguese as a Foreign Language from the following canonical literary works: Vidas Secas by Graciliano Ramos and Os Lusiadas by Luis de Camões, two great classics of Portuguese language literature, as a way to encompass all the complexity and plurality of the language as to include its cultural aspects. The approach used “Task-Based Language Teaching (TBLT)” and to be in tune with current society, the tasks were executed through “Information and communications technology (ICT)” so that re-invigorate the past by giving it a fresh perspective. The underlying purposes in this case study were: 1) promote canonical authors/texts of Brazilian and Portuguese literatures, particularly of non-contemporary classical texts, 2) as well as identify reading difficulties presented by the students, 3) as well proposing forms of including (ICT) in the teaching of Portuguese as a Foreign Language. The results reveal that the canonical literary texts are a very useful and versatile tool and that the presence of ICTs were quite meaningful, especially for the motivation of students in executing tasks. A pesar dos avances nas perpectivas sobre o ensino de lingua estranxeira, as abordaxes centradas unicamente nas estruturas lingüísticas aínda son bastante comúns e a presenza de obras literarias, sobre todo as canónicas, é bastante pouco frecuente. Por esa razón, este estudo pretende contribuír con suxestións de abordaxes didácticas para o ensino de Portugués Lingua Estranxeira (PLE) a partir das obras literarias canónicas Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Os Lusíadas, de Luís de Camões, dous grandes clásicos da literatura en lingua portuguesa, como forma de contemplar toda a complexidade e a pluralidade da lingua, a fin de englobar os seus aspectos culturais. Como abordaxe, recorreuse ao Ensino de Linguas Baseado en Tarefas (ELBT) e, para estar en consonancia coa sociedade contemporánea, as tarefas foron executadas por medio das Tecnoloxías de Información e Comunicación (TIC), de modo a buscar unha maneira de retomar o pasado, dándolle unha nova roupaxe;Os propósitos subxacentes á elaboração deste estudo de caso foron: 1) dar a coñecer autores/textos canónicos das literaturas brasileira e portuguesa, particularmente textos clásicos non contemporáneos; 2) identificar dificultades de lectura presentadas polos estudantes; 3) desenvolver formas de incluír TIC no ensino de PLE. Os resultados revelan que os textos literarios canónicos son un recurso bastante versátil e útil e que o recurso ás TIC pode resultar moi significativo, especialmente para a motivación dos estudantes na execución das tarefas. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Português Língua Não Materna (PLNM) - Português Língua Estrangeira (PLE) e Língua Segunda (PL2) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64094 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PRISCILA+CRISTINA+DOS+SANTOS.pdf | 5,45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons