Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64343

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedo, Manecaspor
dc.contributor.authorSingo, Brígidapor
dc.contributor.authorMafra, Paulopor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2020-03-10T09:57:41Z-
dc.date.available2020-03-10T09:57:41Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationAzevedo, M., Singo, B., Mafra, P. & Carvalho, G.S. (2020) Formação contínua de professores de Nampula sobre atividade experimental de microbiologia em saúde oral usando materiais de fácil acesso. In: Livro de Resumos - IV ENJIE (Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação). Évora, Universidade de Évora. p.54por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/64343-
dc.description.abstractO processo de formação dos professores em ensino experimental de ciências cria oportunidades para a consolidação de competências necessárias para implementação de uma educação em ciências com cariz mais investigativo de modo a estimular e envolver os alunos no processo de aprendizagem. No entanto, as limitantes possibilidades educativas para implementar atividades experimentais em sala de aula podem contribuir, entre outras coisas, para que os professores se demitam de as implementar e de mostrarem uma clara necessidade de desenvolverem uma formação específica no sentido da preparação de material alternativo às práticas convencionais. Nesta perspetiva, e considerando a falta de material laboratorial convencional nas escolas moçambicanas, desenvolveu-se uma metodologia com vista à capacitação de professores de Nampula para o ensino experimental de microbiologia. Para o efeito, inicialmente analisou-se programa da 9.ª classe de Biologia do Ensino Secundário Geral de Moçambique na área de Microbiologia e o respetivo manual para identificação de conteúdos ligados ao estudo de microrganismos e atividades experimentais relacionadas. Na unidade “Introdução à vida das plantas” foi identificada uma imagem com conteúdo implícito de microbiologia em que é referido o uso da planta mulala para a escovagem dos dentes. Com base nisso, foi elaborado um guião de atividade experimental para o professor e outro para o aluno sobre “presença de microrganismos na boca e a eficiência da higiene oral” que foi preparado para a realidade de Moçambique. Estes guiões foram então validados numa formação de professores de Biologia do Ensino Secundário Geral, realizada no Laboratório de Biologia e Química da Universidade Rovuma. O estudo mostrou que os materiais de fácil acesso utilizados (caixas de garrafas de plástico e meio de cultura de mandioca) permitiram demonstrar que a inoculação com a placa dentária “antes de escovar os dentes” causou o desenvolvimento de microrganismos com uma maior densidade que, “depois de escovar os dentes”. Não se desenvolveram microrganismos no controlo (não inoculado). No final da formação, os professores responderam a um questionário e revelaram que atividade foi fácil de realizar, tanto no que diz respeito à preparação dos materiais de fácil acesso quanto aos procedimentos experimentais, referindo ainda que consideram fácil vir a desenvolver a atividade em sala de aula com os seus alunos.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Évorapor
dc.relationUID/CED/00317/2019por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAtividade experimentalpor
dc.subjectMicrobiologiapor
dc.subjectSaúde oralpor
dc.subjectMateriais de fácil acessopor
dc.titleFormação contínua de professores de Nampula sobre atividade experimental de microbiologia em saúde oral usando materiais de fácil acessopor
dc.typeoralPresentationpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage54por
oaire.citationEndPage54por
oaire.citationConferencePlaceÉvora, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationInvestigar em Educação: desafios epistemológicos e metodológicos: livro de resumos, IV ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educaçãopor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
IV-ENJIE_SaudeOral.pdf272,67 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID