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Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Inêspor
dc.contributor.authorNunes, Cristiane Limapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.authorCapellini, Simonepor
dc.date.accessioned2020-03-10T10:38:06Z-
dc.date.available2020-03-10T10:38:06Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMartins, I., Carvalho, G.S., Nunes, C.L. & Capellini, S. (2020) Comportamentos auditivos das crianças percepcionados pelo professor com recurso ao Questionário dos Domínios do Processamento Auditivo (QDPA): estudo piloto. In: Livro de Resumos - IV ENJIE (Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação). Évora, Universidade de Évora. p.77por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/64345-
dc.description.abstractUma vez que a escola é o local onde as crianças passam mais tempo e, onde a aprendizagem escolar ocorre, os professores terão condições para conseguir caracterizar o perfil de cada criança. Daí a importância da colaboração destes profissionais na identificação de sinais de alerta para o desenvolvimento de dificuldades que interfiram com as aprendizagens escolares. O questionário QDPA, originalmente intitulado Auditory Processing Domains Questionnaire, concebido pelo Dr. Brian O’Hara, foi traduzido para Português Europeu, com a devida autorização do autor. Para efeitos de estudo piloto, o questionário QDPA, originalmente intitulado Auditory Processing Domains Questionnaire, foi preenchido por um professor de uma turma do 4º ano (crianças de 9-10 anos), tendo-se obtido 21 questionários referentes aos alunos dessa turma. O QDPA é um questionário constituído por 50 questões relacionados com comportamentos auditivos da criança, incluindo questões direcionadas para as áreas da linguagem e da atenção. Para cada questão há 4 opções de resposta: raramente, às vezes, com frequência, maioria das vezes. Os dados recolhidos encontram-se em fase de análise, utilizando a fórmula Excel do questionário original, criada pelo autor hawaiano e seus colaboradores, e posteriormente analisadas com recurso à versão 25 do programa IBM SPSS. Consideramos que o QDPA poderá vir a ser um instrumento útil na medida em que fornece uma caracterização dos comportamentos auditivos, de linguagem e de atenção, identificando crianças com suspeitas de alterações do Processamento Auditivo, Atenção e/ou Linguagem. Desta forma, o QDPA poderá ser considerado um instrumento de rastreio, permitindo que as crianças, em casos que assim se justifiquem, sejam encaminhadas para os profissionais adequados, para que possa ser feita uma exploração das dificuldades identificadas.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Évorapor
dc.relationUID/CED/00317/2019por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectProcessamento Auditivopor
dc.subjectQuestionário QDPApor
dc.titleComportamentos auditivos das crianças percepcionados pelo professor com recurso ao Questionário dos Domínios do Processamento Auditivo (QDPA): estudo pilotopor
dc.typeoralPresentationpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage77por
oaire.citationEndPage77por
oaire.citationConferencePlaceÉvora, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Direitopor
sdum.conferencePublicationInvestigar em Educação: desafios epistemológicos e metodológicos: livro de resumos, IV ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educaçãopor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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