Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64416

TítuloIntervenção no âmbito da perturbação da aprendizagem específica: uma investigação-ação
Outro(s) título(s)Intervention in the framework of specific learning: a research-action
Autor(es)Reis, Sandra Teixeira
Vicente, Ana Luísa
Anastácio, Zélia
Nobre, Sofia
Vicente Castro, Florencio
Palavras-chaveDislexia
Dificuldades de aprendizagem específica
Processamento fonológico
Investigação-ação
Dyslexia
Specific learning difficulties
Phonological processing
Action-research
Data25-Set-2019
EditoraAsociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)
RevistaInternational Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicologia
CitaçãoReis, S., Vicente, A.L., Anastácio, Z., Nobre, S. & Vicente Castro, F. (2019). Intervenção no Âmbito da Aprendizagem Específica: uma investigação-ação. International Journal of Developmental and Educational Psychology. INFAD Revista de Psicología, Nº 2, Monográfico 1. pp: 57-64
Resumo(s)Este artigo tem como objetivo referir uma intervenção ao nível do processamento fonológico junto de uma criança de 9 anos de idade e que frequentou o 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, num Agrupamento de Escolas da Zona Centro de Portugal no ano letivo 2018/2019. A escolha deste objeto de estudo, baseou-se num estudo de caso realizado pelas técnicas especializadas deste agrupamento de escolas, após o aluno ter sido sinalizado pela Professora Titular de Turma como apresentando uma possível “dislexia”, devido a dificuldades manifestadas no decorrer das aulas, nomeadamente ao nível da leitura e da escrita. Para a inicialização da avaliação neste estudo de caso, aplicaram-se instrumentos de recolha de dados que obedeceram a uma metodologia qualitativa (entrevista, teste do desenho da família, consulta de materiais, Prova Exploratória de Dislexia Específica (PEDE); realização de cópia, ditado e levantamento de erros) e a uma metodologia quantitativa (Prova de reconhecimento de palavras; Test Trail Making - Subteste da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC); Matrizes Progressivas de Raven; Escala de inteligência de Wechsler – (WISC-III); Teste de Compreensão da Leitura. Dos resultados da avaliação, verificou-se que o aluno apresentou um Quociente Intelectual - Inteligência Normal Brilhante (Médio Alto). Contudo, manifestou dificuldades fonológicas (trocas, omissões e adições). Perante os resultados da avaliação, delineou-se um plano de intervenção que visava o cumprimento de objetivos definidos a fim de otimizar as capacidades do aluno. Concluiu-se que para atingir o sucesso é imprescindível que haja um envolvimento entre todos os intervenientes na educação da criança (escola, pais, alunos, professores, técnicos especializados) e que o trabalho seja permanentemente um trabalho de equipa.
The aim of this paper is to report an intervention about the phonological processing near a 9-year-old child who attended the 4th year of primary school, in a group of schools in the central region of Portugal during the school year 2018/2019. The choice for this object of study was based on a case study carried out by the specialized professionals of this group of schools, after the child has been signaled by the class professor who indicate a possible “dyslexia”, due to difficulties revealed during the lessons, namely in reading and writing. In order to start the evaluation in this case study, we applied instruments for data collection related to qualitative methodology, namely interview, family drawing test, material consultation, exploratory proof of specific dyslexia (EPSD), realization of copying, dictation and error-raising. Instruments related to quantitative methodology were also used: Proof of Word recognition; Test Trail Making – Subtest of the neuropsychological assessment battery of Coimbra (NABC); Raven progressive matrices; Wechsler Intelligence Scale (WISC-III); reading comprehension test. From the results of the evaluation, it was found that the student presented an intellectual quotient – Brilliant Normal Intelligence (High Medium). However, phonological difficulties were evidenced (exchanges, omissions and additions). Given the evaluation results, an intervention plan was outlined that aimed at achieving the objectives defined in order to optimize the student’s capacities. We concluded that in order to achieve the success it is imperative that there be involvement among all the participants in the education of the child (school, parents, pupils, teachers, specialized technicians) and that it needs to be permanently a teamwork.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64416
ISSN0214-9877
Versão da editorahttp://infad.eu/RevistaINFAD/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PerturbaçaoAprendizagemEspecifica_IA_ReisVicenteAnastacioNobre&VicenteCastro.pdf88,86 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID