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https://hdl.handle.net/1822/64428
Título: | Promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho e para além dele – Dimensões instrumentais e vivências educativas no IFRN (Brasil) |
Outro(s) título(s): | Promotion of health and quality of life at work and beyond - Instrumental dimensions and educational experiences at IFRN (Brazil) |
Autor(es): | Nunes, Rosalva Nunes |
Orientador(es): | Rocha, M. Custódia J. |
Palavras-chave: | Educação Lazer Qualidade de Vida Saúde Trabalho Education Health Leisure Quality of Life Work |
Data: | 18-Jun-2019 |
Resumo(s): | A presente investigação desenvolve-se no território empírico do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Pau dos Ferros/RN (Brasil) e com ela se visa uma
compreensão sobre finalidades, políticas, conceções, métodos, processos detetáveis em programas e
projetos institucionais e, também, uma compreensão sobre práticas educativas, vivências, discursos dos
servidores e servidoras do IFRN – nosso público alvo. A investigação exigiu a convocação de um
diversificado conjunto de referências documentais – políticas e institucionais – e de referências teóricas
advindas da sociologia da educação, da saúde, do lazer, do trabalho, das teorias da administração, entre
outras. Para ampliar o conhecimento foi fundamental atender a conceitos como educação formal, não
formal e informal, trabalho, saúde (não só metabólica), lazer, sociabilidade, dialogicidade, qualidade de
vida. A análise também exigiu falar em programa, projeto, nova gestão pública em educação. Apoiandonos
numa metodologia qualitativa e quantitativa, neste estudo de caso de tipo exploratório, fazemos
incidir a análise de conteúdo de tipo categorial sobre dados/discursos obtidos por meio da conceção e
aplicação de inquéritos por questionário, de entrevistas semiestruturadas, da observação não
participante, da análise documental. Prestamos atenção ao Programa de Promoção à Saúde e Qualidade
de Vida no Trabalho do IFRN institucionalizado no ano de 2014, suas limitações e extensões e
empenhamo-nos, muito particularmente, na conceção e implementação do Projeto Saúde, Lazer e
Qualidade de Vida no Trabalho no IFRN Campus Pau dos Ferros aprovado no ano de 2015 que deriva
daquele macro programa. A investigação permite evidenciar dados importantes no que concerne a
melhoria da qualidade de vida dos servidores participantes no projeto e com ela se mostra como, pese
embora todas as finalidades gerencialistas, há projetos que, devidamente contextualizados, e vista a
adesão, a ação, os resultados, as vivências e as experiências que os participantes relatam, ultrapassam
as dimensões meramente instrumentais da nova gestão pública e afirmam-se como projetos educativos
em que a qualidade de vida é vista como pilar fundamental de uma humanização que contempla o
trabalho mas que vai muito para além dele. The present research is carried out at the empirical territory of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Pau dos Ferros / RN (Brazil) and it targets an understanding about aims, policies, concepts, methods, detectable processes in institutional programs and projects, as well as an understanding of IFRN's educational practices, experiences, and servants' discourses - our target audience. The research required the convening of a diverse set of documentary references - political and institutional - and theoretical references from the sociology of education, health, leisure, work, administration theories, among others. In order to increase knowledge, it was fundamental to bring concepts such as formal, non-formal and informal education, work, health (not only metabolic), leisure, sociability, dialogicity, quality of life. The analysis also required to talk about program, project, new public management in education. Based on a qualitative and quantitative methodology, in this exploratory case study, we focus on the analysis of categorical type on data/speeches obtained through the design and application of questionnaire surveys, semi-structured interviews, non-participant observation and on the documentary analysis. We pay attention to IFRN's Program for Health Promotion and Quality of Life at Work institutionalized in the year 2014, its limitations and extensions, and we are particularly committed to the design and implementation of the Project Health, Leisure and Quality of Life at Work at the IFRN Campus Pau dos Ferros approved in the year 2015, that derives from that macro program. The research allows to highlight important data regarding the improvement of quality of life of servers who are participating in the project and it shows how, despite all the managerial purposes, there are projects that, properly contextualized, considered the adhesion, action, results, and experiences that the participants report, go beyond the merely instrumental dimensions of new public management and are attested as educational projects in which the quality of life is seen as the fundamental pillar of a humanization that contemplates the work, but goes far beyond it. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Sociologia da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64428 |
Acesso: | Acesso aberto |
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