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dc.contributor.advisorSantos, Luís Antóniopor
dc.contributor.authorLucena, Vanessa Louise Cortez depor
dc.date.accessioned2020-03-24T18:37:06Z-
dc.date.available2020-03-24T18:37:06Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/64569-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Investigacao)por
dc.description.abstractO progressivo avanço do discurso de ódio e da incivilidade nas relações sociais que ocorrem no ciberespaço se apresenta como um dos grandes desafios da atualidade que emergiram com o desenvolvimento das tecnologias. No contexto da discussão política no Brasil, a relevância desse tipo de discurso depreciativo mudou substancialmente a partir de 2013, quando a polarização começou a ganhar contornos profundos. Nas eleições presidenciais de 2018, a situação chegou a um nível vultuoso e o período da campanha ainda ficou marcado pelo uso intenso das mídias sociais como ferramentas estratégicas para propagação de um discurso conservador, contra as minorias e os direitos humanos. Com o objetivo de identificar os padrões de comportamento nas redes sociais após as eleições, esta pesquisa está focada na produção de discurso de ódio e incivilidade nos comentários em notícias publicadas por 16 veículos de comunicação no Twitter. O corpus do estudo reúne 13.074 notícias e 394.115 comentários. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo quantitativa e qualitativa, de forma automatizada e manual. Sucintamente, o estudo apontou que, após a eleição, o discurso de ódio permaneceu significativo em notícias relacionadas às ações e/ou pronunciamentos do atual presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, e outros membros do governo. Além disso, temas que figuraram como slogans de campanha e fazem parte do discurso político do presidente atraíram um volume maior de comentários odiosos. Por fim, a pesquisa identificou que o grau de incivilidade presente na interação dos utilizadores é elevado, contribuindo para um abismo cada vez mais profundo nas redes sociais.por
dc.description.abstractOne of the major challenges emerging from the development of communication and information technologies is the progressive advancement of hate speech and incivility in social relations that occurs in cyberspace. In the context of political discussion in Brazil, increased polarization from 2013 onward increased the relevance of this kind of derogatory discourse. The 2018 presidential election was, in that sense, a landmark with the intensive usage of social networks in political campaigns to reinforce a discourse against minorities and human rights. Aiming to identify behavioral patterns in social networks after the elections, this research focuses on the production of hate speech and incivility in commentary on news published by 16 media outlets on Twitter. The study corpus brings together 13,074 news and 394,115 comments. Data were subjected to quantitative and qualitative content analysis, both automatically and manually. Briefly, the study pointed out that after the election, hate speech remained significant in news related to the actions and/or pronouncements of the current President of the Republic of Brazil, Jair Bolsonaro, and other members of the government. In addition, themes that appeared as campaign slogans and are part of the president's political speech attracted a greater volume of hateful comments. Finally, research has identified that the degree of incivility present in user interaction is high, contributing to an everwidening gulf in social networks.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectDiscurso de ódiopor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectIncivilidadepor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectNotíciaspor
dc.subjectPolarizaçãopor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectHate speechpor
dc.subjectBrazilpor
dc.subjectIncivilitypor
dc.subjectNewspor
dc.subjectPolarizationpor
dc.subjectPoliticspor
dc.subjectSocial networkspor
dc.titleDiscurso de ódio e incivilidade no digital: uma cartografia dos comentários de notícias em um Brasil polarizadopor
dc.title.alternativeHate speech and incivility in the digital environment: a cartography of news comments in a polarized Brazilpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202379876por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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