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dc.contributor.advisorBelo, Orlandopor
dc.contributor.authorFernandes, Hugo Alexandre Machadopor
dc.date.accessioned2020-03-30T15:36:06Z-
dc.date.available2020-03-30T15:36:06Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/64637-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Informáticapor
dc.description.abstractNunca como hoje as opiniões e os sentimentos de cada ser humano desempenharam um papel tão fundamental no quotidiano da sociedade. A mineração de opiniões e de sentimentos providencia um grau de conhecimento bastante bom sobre o nível de satisfação que um dado negócio, um acontecimento, ou uma decisão estratégica pode gerar. Estar na posse de um índice de satisfação sobre um determinado bem, serviço, ou acontecimento é dispor de condições que nos permitem alcançar situações de sucesso que podem ser usadas para melhorar o planeamento ou a estruturação de uma decisão ou mesmo de um negócio, face ao feedback que usualmente provocam. O conhecimento recolhido por este tipo de processo de mineração e, consequentemente, acumulado sobre a experiência que um certo cliente detém num determinado negócio, ou sobre a opinião (ou sentimento) que um certo indivíduo possui relativamente a um acontecimento de grande relevância político ou social permite definir novas estratégias de abordagem em determinados mercados. Neste trabalho de dissertação realizámos a implementação de um sistema de mineração de opiniões e de sentimentos tendo como finalidade de definir e estabelecer um dado índice de satisfação, de forma a que seja possível angariar conhecimento útil sobre aspetos que potenciem a geração de opiniões e de sentimentos, potenciando novas oportunidades de negóciopor
dc.description.abstractNever like today, opinions and feelings of each human being, play a fundamental role on society's quotidian. Attending to the development state at what we arrived on the informations technology level, the individual opinion assumes an importance that erstwhile never had. Knowing what an individual thinks, feels, and desires, and consequently, decides, on the most variety of all life dimensions, is fundamental in a global context. Knowing these feelings that could influence, directly and decisively, the most various behaves, is, on these days, of capital importance on the economics plan. With the right available tools, we can increase the knowledge about behaves that could and should contribute to the improvement of economic structures performance. Opinion and feeling mining provides a knowledge level about the satisfaction level that a business, an event, or a strategical decision generates. Being on possession of a satisfaction level about a certain good, service, or event is arranging the conditions that aim to the success and that could be used to better plan a business or a decision, against the feedback that these ones provoke. The collected knowledge, and, consequently, accumulated about the experience that a certain client has on a determined business, or about the opinion/feeling that a certain individual possesses relatively to a certain event of enormous relevance at the political and social levels, enable the acquirement of specific strategies of approach on determined markets. On the present dissertation we propose the implementation of an opinion and feeling mining system, generating like that the establishment of satisfaction indexes, so that we could obtain knowledge about the various aspects on cause, that generate the opinions and feelings, enabling by that way, the act of potentiate possible opportunities of business/businesses.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMineração de opiniõespor
dc.subjectMineração de sentimentospor
dc.subjectÍndices de satisfaçãopor
dc.subjectProfilingpor
dc.subjectAnálise de opiniõespor
dc.subjectAnálise de sentimentospor
dc.subjectCategorização de opiniõespor
dc.subjectCategorização de sentimentospor
dc.subjectFeedback do consumidorpor
dc.subjectMineração de críticaspor
dc.subjectMétricas de avaliação de performancepor
dc.subjectOpinion miningpor
dc.subjectSentiment miningpor
dc.subjectSatisfaction indexespor
dc.subjectProfilingpor
dc.subjectOpinion analysispor
dc.subjectSentiment analysispor
dc.subjectOpinion categorizationpor
dc.subjectSentiment categorizationpor
dc.subjectConsumer’s feedbackpor
dc.subjectReviews miningpor
dc.subjectPerformance evaluation metricspor
dc.titleMineração de opiniões e de sentimentos para o estabelecimento de índices de satisfaçãopor
dc.title.alternativeSatisfaction levels establishment through ppinion and sentiment miningpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202386341por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

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