Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/65172
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Helena | por |
dc.contributor.author | Mota-Ribeiro, Silvana | por |
dc.date.accessioned | 2020-04-30T15:41:51Z | - |
dc.date.available | 2020-04-30T15:41:51Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8600-29-5 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/65172 | - |
dc.description.abstract | Este artigo dá conta de uma investigação centrada na comunicação visual do Teatro de Revista à Portuguesa do Parque Mayer, no período compreendido entre 1926 e 2011, dando resposta às seguintes questões: será este género de teatro essencialmente uma forma de crítica social e política? O que nos revela a sua comunicação visual? Funciona ela própria como crítica? Tendo Portugal vivido numa ditadura (1926-1974), quais as possíveis diferenças na comunicação visual produzida durante a ditadura e produzida durante a democracia? Realizou-se um extenso estudo empírico, partindo-se de um corpus constituído por 71 imagens de Teatro de Revista, do Parque Mayer, entre 1926 e 2011 (Ferreira, 2013). A abordagem utilizada foi a socio-semiótica visual. Com base na gramática do design visual de Kress e van Leeuwen (1996), aplicámos a grelha de análise de Mota- Ribeiro (2011) à totalidades das imagens. A investigação mostrou a emergência de temáticas centrais no conjunto das imagens: Cultura popular; representação das províncias ultramarinas; cenas, locais e produtos do quotidiano; machismo: a mulher como objecto de prazer; presença do Zé Povinho; e Parque Mayer, os seus teatros e o Teatro de Revista. Estas temáticas são aqui discutidas, ilustradas e problematizadas à luz da crítica social e política. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Teatro de revista à portuguesa | por |
dc.subject | Comunicação visual | por |
dc.subject | Socio-semiótica | por |
dc.subject | Imagens | por |
dc.subject | Crítica socio-política | por |
dc.title | “Tirem tudo ao alfacinha, mas não lhe tirem a Revista”: a crítica social e política na comunicação visual da Revista à Portuguesa – uma análise socio-semiótica | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/154 | por |
oaire.citationConferenceDate | 13 -16 abr. 2014 | por |
sdum.event.title | II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 3986 | por |
oaire.citationEndPage | 3998 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | por |
sdum.conferencePublication | Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização: livro de atas do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_Ferreira_Mota-Ribeiro_Tirem-tudo-ao-alfacinha-mas-nao-lhe-tirem-a-revista.pdf | 704,17 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |