Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65172

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Helenapor
dc.contributor.authorMota-Ribeiro, Silvanapor
dc.date.accessioned2020-04-30T15:41:51Z-
dc.date.available2020-04-30T15:41:51Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-989-8600-29-5por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/65172-
dc.description.abstractEste artigo dá conta de uma investigação centrada na comunicação visual do Teatro de Revista à Portuguesa do Parque Mayer, no período compreendido entre 1926 e 2011, dando resposta às seguintes questões: será este género de teatro essencialmente uma forma de crítica social e política? O que nos revela a sua comunicação visual? Funciona ela própria como crítica? Tendo Portugal vivido numa ditadura (1926-1974), quais as possíveis diferenças na comunicação visual produzida durante a ditadura e produzida durante a democracia? Realizou-se um extenso estudo empírico, partindo-se de um corpus constituído por 71 imagens de Teatro de Revista, do Parque Mayer, entre 1926 e 2011 (Ferreira, 2013). A abordagem utilizada foi a socio-semiótica visual. Com base na gramática do design visual de Kress e van Leeuwen (1996), aplicámos a grelha de análise de Mota- Ribeiro (2011) à totalidades das imagens. A investigação mostrou a emergência de temáticas centrais no conjunto das imagens: Cultura popular; representação das províncias ultramarinas; cenas, locais e produtos do quotidiano; machismo: a mulher como objecto de prazer; presença do Zé Povinho; e Parque Mayer, os seus teatros e o Teatro de Revista. Estas temáticas são aqui discutidas, ilustradas e problematizadas à luz da crítica social e política.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTeatro de revista à portuguesapor
dc.subjectComunicação visualpor
dc.subjectSocio-semióticapor
dc.subjectImagenspor
dc.subjectCrítica socio-políticapor
dc.title“Tirem tudo ao alfacinha, mas não lhe tirem a Revista”: a crítica social e política na comunicação visual da Revista à Portuguesa – uma análise socio-semióticapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/154por
oaire.citationConferenceDate13 -16 abr. 2014por
sdum.event.titleII Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americanapor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage3986por
oaire.citationEndPage3998por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.conferencePublicationComunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização: livro de atas do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americanapor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2014_Ferreira_Mota-Ribeiro_Tirem-tudo-ao-alfacinha-mas-nao-lhe-tirem-a-revista.pdf704,17 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID