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dc.contributor.advisorMorais, Maria de Fátimapor
dc.contributor.authorMonteiro, Isaura Marília Leia Ferreirapor
dc.date.accessioned2020-05-27T15:56:10Z-
dc.date.available2020-05-27T15:56:10Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/65500-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)por
dc.description.abstractA criatividade e a inovação são condições necessárias para mudanças e desenvolvimento no presente, sendo necessárias para melhor qualidade de vida. Investir na promoção de condições em contexto escolar para que a criatividade possa florescer e rentabilizar a aprendizagem é então uma preocupação atual (Soulé & Warrick, 2015). O presente trabalho pretende estudar o impacto do programa SuperCriativo (Oliveira, 2015) em competências criativas de alunos da 4ª Classe do Ensino Público de Angola, no clima criativo em sala de aula percecionado por estes, assim como no sucesso académico e em competências de expressão oral e escrita, já que o programa treina criatividade sobretudo no contexto destas últimas competências. A amostra foi de 70 alunos, com 9 e 10 anos, de ambos os géneros, correspondendo 35 ao grupo experimental e 35 ao grupo controlo. Num pré e pós teste junto de ambos os grupos, a criatividade foi avaliada pela realização de um produto criativo (texto) e através de acordo de 2 juízes; usou-se uma Escala para a avaliação de clima criativo em sala de aula, validada em Portugal (Morais, Viana, Dias, Fleith & Alencar, 2019), a qualidade de escrita foi analisada por um professor através da grelha sugerida pelo programa de intervenção, tendo-se ainda tomado perceções dos docentes de ambas as turmas face a competências de escrita, oralidade e leitura dos alunos. O rendimento académico, em Língua Portuguesa e numa média global, foram também considerados. O programa foi aplicada pela docente do grupo experimental, em 9 sessões semanais (as quais apelam a exercícios de reflexão, crítica, brainstormings, redações livres,...) com a duração entre 1 a 2 horas cada, ao longo de 9 semanas. Os resultados indicaram ganhos estatisticamente significativos pelo grupo experimental na maioria das competências criativas e das dimensões da perceção de clima criativo em sala de aula, nas competências de escrita, leitura e oralidade avaliadas pelos docentes e no sucesso escolar (nota média e a Língua Portuguesa). Esta aplicação, e sua análise de resultados, podem então ser um estímulo em Angola à promoção da criatividade em sala de aula. Futuras aplicações com diferentes idades dos alunos, meio socio culturais, tal como a reflexão da formação de docentes, podem vir a ser direções futuras a partir deste estudo.por
dc.description.abstractThe creativity and the innovation are necessary conditions for change and development today, and being necessary for a better quality of life. To invest in the promotion of conditions in the school context so that the creativity may flourish and profit learning is a current concern (Soulé & Warrick, 2015). This dissertation intend to study the impact of the Supercriative program (Oliveira, 2015) on students' creative skills of the 4th grade of Public teaching of Angola, in the creative climate in the classroom perceived by them, in the academic success as well as in oral and written skills as the program trains creativity especially in the context of these latest skills. The sample consisted of 70 students, 9 and 10 years old, from both genders, corresponding to 35 in the experimental group and 35 in the control group. In a pre and post test with both groups, creativity was evaluated by the realization of a creative product (text) and by agreement of 2 judges; creative climate was assessed by Classroom Creative Climate Assessment Scale validated in Portugal (Morais, Viana, Dias, Fleith & Alencar, 2019), written quality was analyzed by a teacher through the grid suggested by the intervention program , and teachers 'perceptions of both classes were taken into account regarding students' writing, speaking and reading skills. Academic performance in Portuguese Language and a global average were also considered. The program was applied by the experimental group teacher, in 9 weekly sessions (which call for reflection exercises, criticism, brainstorming, free redaction, ...) with duration between 1 and 2 hours each, over 9 weeks. The results indicated statistically significant gains by the experimental group in most creative skills and dimensions of creative climate perception in the classroom, writing, reading and speaking skills assessed by teachers, and academic achievement (average grade and Portuguese Language). This application, and its analysis of results, may then to be a stimulus in Angola to promote the creativity in the classroom. Future applications with different student ages or socio-cultural backgrounds, as well as reflection of teacher training, may become future directions from this study.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAmbiente criativopor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectProgramas de intervençãopor
dc.subjectSala de aulapor
dc.subjectCreativitypor
dc.subjectCreative environmentpor
dc.subjectClassroompor
dc.subjectPromotion programspor
dc.titleDesenvolvimento de competências criativas no contexto de leitura e escrita em alunos do 4º ano do ensino primário em Angolapor
dc.title.alternativeDevelopment of creative competencies in the context of reading and writting of 4th grade of primary school in Angolapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202409309por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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