Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65511

TítuloConcepção e desenvolvimento de um dispositivo tecnológico de suporte ao programa de tutoria e aprendizagem de laboratório do IFRN
Outro(s) título(s)Design and development of a technological device supporting the IFRN laboratory tutoring and learning program
Autor(es)Junior, José Humberto Alves
Orientador(es)Gomes, Maria João
Palavras-chaveDBR
Google sites
Tecnologia educativa
Thinking-aloud procol
Tutoria
Educational technology
Thinking-aloud protocol
Tutoring
Data2019
Resumo(s)Este trabalho acadêmico e investigativo teve como finalidade contribuir para o sucesso do programa de tutoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Nova Cruz, denominado Tutoria e Aprendizagem de Laboratório - TAL. Para isso, buscou-se, na fase de concepção, realizar um estudo “teoria versus prática”, tomando as diretrizes regulamentadoras do TAL e confrontando-as com dados oriundos dos relatórios de tutoria e dos questionários aplicados aos atores do referido programa, no sentido de identificar os desajustes de implementação e gerenciamento do mesmo. O estudo desenvolveu-se numa perspetiva de design based research. Participaram da fase inicial, 96 estudantes, 12 tutores, 6 docentes orientadores e 5 membros da equipe gestora do TAL. Depois, uma vez identificados os requisitos dos usuários, caminhou-se para a fase de desenvolvimento, onde foi estabelecido um protótipo de um website, através do Google Sites, como ferramenta de apoio na realização das atividades ligadas à tutoria. Nesse contexto, submeteu-se o protótipo a uma análise de usabilidade, onde foi realizado um ciclo de iteração com quatro usuários reais, por meio da técnica Thinking-aloud Protocol e verbalização consecutiva por meio de entrevista, onde aferiu-se o desempenho dos usuário em tarefas específicas. Os principais resultados observados apontaram que o website proposto atendeu bem aos requisitos identificados e se colocou como uma ferramenta de apoio interessante para o Programa de Tutoria, devido ao seu potencial no controle e registro das atividades de tutoria, bem como no gerenciamento das ações.
This investigative academic work aimed to contribute to the success of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte – IFRN, university campus Nova Cruz, tutoring program, denominated Tutoring and Learning of Laboratory - TAL. Therefore, it was sought, in the conception phase, to conduct a “theory vs practice” study, taking the TAL's regulatory guidelines and comparing them with data from tutoring reports and questionnaires applied to TAL program actors, in the sense of identify mismatches in the implementation and management of that program. The initial phase included 96 students, 12 tutors, 6 mentors and 5 members of the TAL management team. Then, once the users' requirements were identified, they went to the development phase, the prototype of a website was established through the Google Sites tool, which served as support for the realization of tutoring activities. In this context, the prototype was submitted to usability analysis, where an iteration cycle was performed with four real users, through the Thinking-aloud Protocol technique and consecutive verbalization through interviews in which users of the performance was evaluated on specific tasks. The main results observed indicated that the proposed website attended well to the identified requirements and was an interesting support tool for the Tutoring Program and Learning Laboratory due to its potential in the control and registration of tutoring activities, as well as in the management of actions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65511
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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