Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65517

TítuloExplorando a relação entre o Hex e a resolução de problemas: uma experiência com alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Outro(s) título(s)Exploring the relationship between Hex and problem solving: an experience with elementary and junior high school students
Autor(es)Farinha, David Ricardo Moreira
Orientador(es)Martinho, Maria Helena
Palavras-chaveMatemática
Jogo
Resolução de problemas
Correlação
1.º e 2.º ciclos
Mathematics
Game
Problem solving
Correlation
1st and 2nd cycles
Data2019
Resumo(s)Este relatório de estágio foi realizado no âmbito de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo e de Matemática e Ciências no 2.º ciclo do Ensino Básico. Este projeto foi desenvolvido ao longo de um ano letivo com duas turmas, sendo que se trabalhou com uma turma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira turma observada em contexto de estágio foi uma turma do 2.º ano do 1.º ciclo e a segunda turma foi uma turma do 6.º ano do 2.º ciclo do ensino básico. Ao longo do trabalho pretende-se compreender melhor de que forma o jogo matemático (neste caso, o Hex) se relaciona com a capacidade de resolução de problemas dos alunos e com as suas classificações escolares a Matemática. Para isso, estabeleceram-se as seguintes questões de investigação: Q1 - A capacidade de jogar jogos Matemáticos está relacionada com a capacidade de resolver problemas? Q2 - A capacidade de jogar jogos Matemáticos está relacionada com a classificações escolares a Matemática? Para responder às questões de investigação propostas foi então planeada uma investigação quantitativa de carácter exploratório que pretende estudar as correlações entre as diferentes variáveis estudadas, tendo sido utilizados essencialmente como instrumentos de recolha de dados grelhas de registo, testes e a observação. O tratamento estatístico correlacional variou consoante as propriedades das variáveis estudadas, tendo sido utilizadas as fórmulas de Pearson e Spearman. No geral, esta investigação permitiu compreender que existem relações entre o jogo matemático e a capacidade de resolução de problemas e entre o jogo matemático e as classificações escolares a Matemática, sendo essa relação caracterizada por uma correlação de força moderada. Para compreender melhor a natureza dessa relação seria necessária a realização de estudos adicionais sobre os temas abordados.
This report was developed in the course unit Supervised pedagogical intervention project, of the Master in 1st cycle and Mathematics and Science in the 2nd cycle of Basic Education teaching. This project was developed over a school year with two classes, with one class being worked in the first semester and another in the second. The first class observed in the apprenticeship context was a 2nd grade of the 1st cycle and the second class was a 6th grade of the 2nd cycle of basic education. Throughout the paper I intend to better understand how the mathematical game (in this case, the Hex) relates to the problem solving ability of students and their school classifications in mathematics. To this end, the following research questions were established: Q1 - Is the ability to play Mathematical games related to the ability to solve problems? Q2 - Is the ability to play math games related to math school grades? In order to answer the proposed research questions, an exploratory quantitative research was then planned to study the correlations between the different variables studied, having been essentially used grids, tests and observation as data collection tools. The correlational statistical treatment varied according to the properties of the studied variables, using Pearson and Spearman formulas. In general, this investigation allowed us to understand that there are relations between mathematical game and problem solving ability and between mathematical game and school classifications and mathematics, and this relationship is characterized by a moderate strength correlation. To better understand the nature of this relationship would require further studies on the topics addressed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65517
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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