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TítuloEstudo mental no ensino do piano: implementação de estratégias no contexto de sala de aula no segundo ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)Mental practice in piano teaching: implementing strategies in the classroom context in the second cycle of the basic education
Autor(es)Silva, João Miguel Moreira e
Orientador(es)Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Lima, Cristina
Palavras-chaveEnsino de piano
Estratégias de estudo
Estudo físico
Estudo mental
Prática deliberada
Deliberate practice
Mental practice
Physical practice
Piano teaching
Practice strategies
Data2019
Resumo(s)Este projeto surgiu no âmbito da prática profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. O projeto de intervenção pedagógica foi implementado com nove alunos de piano do 2º ciclo do ensino básico e teve como temática principal o estudo mental de instrumento. É amplamente aceite que é necessária prática deliberada a longo prazo para atingir elevados níveis de performance, e que o professor é uma figura crucial para, nos alunos, desenvolver conhecimento acerca de métodos e estratégias de estudo apropriadas e contribuir para que estes se tornem progressivamente mais autónomos nesse estudo. Uma das estratégias menos abordadas em contexto de sala de aula é a de estudo mental, definido como um ensaio simbólico de uma atividade física na ausência de quaisquer movimentos musculares. Evidência relativamente a esta prática tem vindo a demonstrar que o estudo mental traz vantagens a nível da memorização de repertório, eficácia na superação de dificuldades técnicas e produção sonora. Neste projeto, nove alunos do segundo ciclo foram, numa primeira fase, expostos ao conceito de estudo mental e respetivas estratégias, sendo também inquiridos acerca dos seus hábitos de estudo. Na fase seguinte, realizaram tarefas de leitura à primeira vista, execução de escalas e aperfeiçoamento de passagens difíceis com recurso ao estudo mental, estudo físico e à combinação dos dois anteriores. Numa última fase os alunos foram novamente questionados relativamente aos seus hábitos de estudo. Os resultados mostraram que a combinação do estudo mental com o estudo físico produz mais resultados que cada uma das estratégias aplicadas isoladamente. Também se verificou um aumento da confiança na execução de passagens difíceis após o recurso ao estudo mental, bem como a perceção dos alunos relativamente à qualidade de execução das mesmas. A maioria dos alunos referiu também, no final da intervenção, ter conseguido incluir estratégias de estudo mental no estudo de instrumento, em casa.
This work arose within the scope of the professional practice of the master’s in music teaching of the University of Minho. The pedagogical intervention project was implemented with nine piano students from the 2nd cycle of the Basic Education and had the mental practice of an instrument as its main theme. It is widely accepted that longterm deliberate practice is required to achieve high levels of performance, and that the teacher is a crucial figure in developing students' knowledge of appropriate study methods and strategies and helping them become progressively more autonomous in this study. One of the least addressed strategies in the classroom context is mental practice, defined as a symbolic rehearsal of physical activity in the absence of any muscle movements. Evidence regarding this practice has shown that mental study has advantages in terms of repertoire memorization, effectiveness in overcoming technical difficulties and sound production. In this project, nine students were initially exposed to the concept of mental practice and its strategies, and were also asked about their practice habits. In the next phase, they performed sight reading and scales tasks and improvement of difficult passages through mental practice, physical practice and the combination of the previous two. In the last phase the students were again asked about their practice habits. The results showed that combining mental practice with physical practice yields more results than either strategy singly applied. There was also an increase in confidence in the execution of difficult passages after the use of mental practice, as well as the students' perception regarding the quality of their execution. Most students also reported at the end of the intervention that they were able to include mental study strategies in the instrument practice at home.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/66006
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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