Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/66013
Título: | Aprender e apreender história no ensino básico: a construção de narrativas históricas em aula |
Outro(s) título(s): | Seize and learn history in basic education: the construction of historical narratives in class |
Autor(es): | Esteves, Maria Vieira |
Orientador(es): | Gago, Marília |
Palavras-chave: | Educação histórica Ensino básico História Narrativa histórica Basic education Historical education Historical narrative History |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio Profissional é o resultado da Intervenção Pedagógica Supervisionada
realizada numa turma de 7º ano de escolaridade do Ensino Básico, tendo o propósito de apresentar o
trabalho realizado com 25 alunos sobre a produção de narrativas históricas, em aula, como veículo de
construção do seu conhecimento histórico e do desenvolvimento da sua compreensão histórica. Todo o
trabalho, teórico e prático, foi desenvolvido a partir dos princípios e propósitos da Educação Histórica
(Schmidt e Urban, 2018), aplicado através do paradigma educativo designado de aula oficina (Barca,
2004), com tarefas que respondessem ao disposto nas Aprendizagens Essenciais em articulação com o
Perfil dos Alunos (2018). Assim, desenvolveu-se o modo como os alunos criam e fazem sentido da
narrativa histórica a partir dos conteúdos relativos à Antiguidade Clássica – “O Mundo Helénico” e “Roma
e o Império”. A escolha de trabalhar a construção de narrativas históricas com os alunos, do ponto de
vista substantivo e meta-histórico, prende-se com a importância da narrativa para a própria História
enquanto disciplina/ciência e pelas suas potencialidades ao nível do processo de ensino-aprendizagem,
quer na dimensão cognitiva, quer metacognitiva. A narrativa histórica é aqui definida, numa linha
narrativista (Gallie e Atkinson, 1964; Barca e Gago, 2004), como sendo a “face material” da História.
Assim, entende-se a narrativa histórica como descritiva e explicativa, tecida com base em evidência
multiperspetivada, que procura responder a uma questão, ou questões, histórica(s). Ao longo das 25
aulas os alunos produziram várias narrativas, sendo três delas aqui analisadas e categorizadas, de modo
a aferir como evoluíram na sua construção, quer ao nível dos conteúdos, quer ao nível da forma. A grande
questão desta investigação era perceber se as práticas regulares de sistematização, com a produção de
narrativas históricas em aula, contribuíam para o desenvolvimento da construção de conhecimento e
pensamento histórico dos alunos e, consequentemente, para melhorar o seu rendimento escolar à
disciplina. As narrativas históricas produzidas são os dados que analisamos qualitativa e indutivamente
para a construção de um sentido conceptual expresso em categorias que emergiram através de um
processo inspirado nas propostas da codificação de dados da Grounded Theory. Os dados analisados
parecem demonstrar que houve uma progressão do pensamento e da competência narrativa dos alunos,
bem como as classificações finais à disciplina demonstram uma melhoria no rendimento escolar. This Internship Report is the result of a Supervised Pedagogical Intervention, in a 7th grade class, and aims to present the work done with 25 students on the production of historical narratives, as a means for building their historical knowledge and the development of their historical understanding. All theoretical and practical work was developed based on the principles and purposes of Historical Education (Schmidt and Urban, 2018), applied through a workshop-class model (Barca, 2004), with tasks that answered the points of the Learning. Students' Essentials and Profile (2018). With this, there was a development of the way that students create and understand the historical narrative from the syllabus of Classical Antiquity - “Ancient Greece” and “Rome and the Empire”. The choice of working on the construction of historical narratives with students, from the substantial and meta-historical perspective, relates to the importance of the narrative for History itself as a discipline / science and for its potentialities in the teaching process both in the cognitive and metacognitive dimensions. The concept of historical narrative is defined here as being the “material face” of History (Gallie and Atkinson, 1964; Barca and Gago, 2004). As such, historical narrative is understood as being a descriptive and explanatory narrative, based on multiperspective evidence, which seeks to answer one or several historical questions. Throughout the 25 sessions the students produced several narratives, three of which were analyzed and categorized here, in order to gauge their evolution in the narrative production, both in content and in form. The main question of the present investigation was to understand if regular systematization practices, with the production of historical narratives in class, contributed to the development of students' knowledge building and historical thinking and, consequently, to improve their academic performance in the discipline. The produced narratives are the analyzed data for the creation of a conceptual sense expressed in emerging categories through a procedure inspired in the data codification present in Grounded Theory. The results of the narrative analysis seem to indicate that there has been a progression of the understanding and capability of the students, as well as an improvement of academic success represented by the final grade in the discipline. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/66013 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Vieira Esteves.pdf | 3,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons