Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/66054

TítuloOs memes e as eleições de 2018 no primeiro turno no Brasil: o culto ao trágico em tempos de cibercultura
Outro(s) título(s)The memes and the 2018 first round elections in Brazil: the cult of the tragic in cyberculture
Autor(es)Carvalho, Jackeline da Conceição Portela
Orientador(es)Martins, Moisés de Lemos
Palavras-chaveCibercultura
Eleições no Brasil
Memes
Mídia
Trágico
Imaginário melancólico
Cyberculture
Brazil elections
Media
Tragic
Melancholic imaginary
Data2019
Resumo(s)Este estudo tem como objetivo analisar o imaginário trágico e melancólico do discurso político e social no Brasil de 2018, sobretudo durante o primeiro turno das eleições presidenciais no Brasil. O imaginário melancólico já era patente desde as manifestações de 2013, as chamadas Jornadas de Junho, e foi-se desenvolvendo, em todo o país, até o Impeachment da presidente Dilma Rousseff. Através dos memes, elementos que são replicados no ciberespaço e composto dentro de uma cultura da participação, analisamos as características da crise do moderno em elementos recolhidos nos quarenta e cinco de dias de campanha. O trabalho também contempla leituras sobre o papel da mídia enquanto agente construtor do imaginário melancólico, além da recém surgida Fake News, popularizada em 2016, nos Estados Unidos. A análise toma como referência os estudos de Moisés de Lemos Martins, tendo o imaginário trágico e melancólico como característica determinante na formação da linguagem durante o período de recolha.
This study aims to analyze the effects of the tragic and melancholic imaginary in the political discourse in Brazil in 2018. This imaginary was developed across the country since the 2013’s Jornadas de Junho demonstrations - protests against the rising of the public transportation taxes - to the impeachment of Dilma Roussef, and was intensified during the first round of presidential elections. We analyze the crisis characteristics through memes - elements shared in cyberspace and inserted in a participatory culture - gathered during the 45-day campaign. This work also includes information about the role of the media as a contributor to the creation of the melancholic imaginary, in addition to the newly-emerged Fake News, that became famous in the USA in 2016. This analysis considers the studies of Moises de Lemos Martins as the main reference, having the tragic and the melancholic imaginary as a decisive feature in creating the language during the collection period.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Investigação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/66054
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
GEO - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
9_Dissertacaocorrigida.pdf1,53 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID