Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/66612

TítuloPercurso histórico geométrico na cidade de Guimarães
Autor(es)Martins, Sónia Daniela Oliveira
Orientador(es)Filipe, A. I.
Palavras-chaveEnsino / aprendizagem matemática
Formas geométricas
Geometria sagrada
Simbolismo
Vesica Pisces
Teaching / learning the science mathematics
Geometric shapes
Sacred geometry
Symbolism
Data2019
Resumo(s)Nesta dissertação será apresentada a definição, a construção e o simbolismo de formas geométricas. Será exibido um percurso histórico geométrico no centro histórico de Guimarães – Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, apresentando-se um novo olhar sobre as formas construídas. Pretendendose dar uma nova perceção e um significado à geometria que se sente. Será apresentada uma construção de polígonos pela Vesica Pisces no capítulo 5 e no capítulo 6, será feita uma abordagem histórica medieval, incluindo na cidade de Guimarães, promovendo assim a interdisciplinaridade entre Matemática e História. O conteúdo desta dissertação pode ser usado de várias formas em diferentes situações. Em contexto de sala de aula: no conteúdo de aprendizagem “Propriedades de ângulos, cordas e arcos definidos numa circunferência” inserido no Programa e Metas Curriculares do 3º ciclo e, numa forma mais lúdica, sendo o domínio sugerido “Geometria e Medida”. Desta forma, tentar-se-á atingir duas finalidades principais: “Promover a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e experiência em Matemática e a capacidade da sua aplicação em contextos matemáticos e não matemáticos” e “Desenvolver atitudes positivas face à Matemática e a capacidade de reconhecer e valorizar o papel cultural e social desta ciência”. Numa situação mais geral, poderá ser direcionada a um público mais vasto através da promoção de uma palestra.
In this dissertation will be presented the definition, the construction and the symbolism of geometrical forms. Will be described a geometrical history tour in the historical centre of Guimarães – Church of Nossa Senhora da Oliveira, showing a new look over the constructed forms. Intending to give a new perception and meaning to the geometry that one feels. In chapter 5 we present a construction of the polygons by Vesica Pisces, in chapter 6 we provide a short summary of medieval history, including the city of Guimarães, promoting therefore the interdisciplinary between Mathematics and History. The contents of this dissertation can be used in various and different ways. In the classroom context: in the learning content “Properties of angles, chords and arcs defined in a circle” inserted in the Program and Curriculum Goals of the 3rd cycle and, in a more playful way, being the suggested domain “Geometry and Measurement”. In this way, we will try to achieve two main purposes: “Promote the acquisition and development of knowledge and experience in mathematics and the ability to apply it in mathematical and non-mathematical contexts” and “Develop positive attitudes towards mathematics and the ability to recognize and value the cultural and social role of this science”. In a more general situation, it could be directed to a wider audience by promoting a lecture.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Matemática)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/66612
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DMAT - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_28901.pdf5,02 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID