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https://hdl.handle.net/1822/67180
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Nunes, Manuel Lopes | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Pedro Nuno Pimenta de | por |
dc.date.accessioned | 2020-10-01T10:07:25Z | - |
dc.date.available | 2020-10-01T10:07:25Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-03 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/67180 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Gestão Industrial) | por |
dc.description.abstract | O presente projeto foi desenvolvido na Bosch Car Multimedia Portugal, em Braga, no âmbito da dissertação de Mestrado em Engenharia Industrial, na Universidade do Minho. No âmbito do projeto “Go for Profit”, desenvolvido a nível mundial pela Bosch, cujo objetivo principal passa pela redução dos desperdícios nas áreas produtivas, a Bosch Car Multimedia Portugal decidiu instalar uma nova linha de produção para reutilização de componentes. Neste contexto, o projeto desenvolvido, no âmbito desta dissertação de mestrado, teve como objetivo criar uma linha de produção económica, ajustada às necessidades e eficaz no seu objetivo. Com recurso às ferramentas Lean, das quais se destaca o P-FMEA, foi possível definir as melhores soluções técnicas e passos a executar na linha de reutilização de componentes. Como complemento à componente técnica, e através da criação de mapas financeiros, realizou-se a análise ao investimento efetuado. Por outro lado, através da criação de cenários, foi possível simular diferentes condições a que a linha de reutilização de componentes pode estar sujeita. A análise de resultados mostra que, não sendo possível eliminar na totalidade a rejeição existente da linha de produção do produto alvo deste projeto, a implementação da linha de reutilização de componentes provou-se eficaz e necessária para que a Bosch possa reduzir o prejuízo previsto de sete milhões para um milhão de euros, por ano, no futuro próximo. Com efeito, mesmo nas piores condições simuladas, a linha de reutilização de componentes mostrou-se viável desde o primeiro ano da sua implementação demonstrado pelo valor da Taxa Interna de Rentabilidade de 78%. De realçar ainda que sendo a linha de reutilização de componentes um novo tipo de processo existente na empresa, e apesar do sucesso da sua instalação, o arranque das atividades de melhoria contínua e consequente atualização do P-FMEA, possibilitarão a sua otimização e aumento da capacidade produtiva. | por |
dc.description.abstract | The present dissertation was developed on Bosch Car Multimedia Portugal, in Braga, within the scope of the Master Degree dissertation, at Universidade do Minho. In the scope of the project “Go for Profit”, applied worldwide by the Bosch Group, which aims to reduce the waste, mainly, on the productive areas, Bosch Car Multimedia Portugal decided to implement a new production line to reuse componentes. In this context, the developed project on the scope of this Master Degree dissertation, aims to create an economic, adjusted to his needs and effective production line. Using Lean tools, highlighting the P-FMEA, it was possible to define the suitable technical solutions for each steps that must be executed on the reusing components production line. As a complement to the technical component and through the creation of financial statements, an analysis was made to the investment made. On the other hand, by creating scenarios, was possible to simulate different conditions that the reusing components production line may be subjected to. The result analysis shows that, since is not possible to eliminate completely the rejection on the production line of the target product of this project, the implementation of the reusing components production line proved viable and needed to support Bosch decreasing the predicted loss from seven millions euros to one million euros, per year, on the near future. In fact, even in the worst simulated conditions, the reusing components production line proved viable since the first year after its implementation, demonstrated by the Internal Rate Return of 78%. It should also be noted that, being the reusing components production line a new type of process in the company and, besides the success of his implementation, initiate the continuous improvement tasks and consequently update the P-FMEA, will enable its optimization and increased productive capacity. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Análise de investimento | por |
dc.subject | Mapas financeiros | por |
dc.subject | P-FMEA | por |
dc.subject | Reutilização de componentes | por |
dc.subject | Taxa interna de rentabilidade | por |
dc.subject | Internal rate of return | por |
dc.subject | Investment analysis | por |
dc.subject | Financial sheets | por |
dc.subject | P-FMEA | por |
dc.subject | Reusing components | por |
dc.title | Implementação de um novo processo produtivo para reutilização de componentes | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202386295 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 16 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Engenharia | por |
dc.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Pedro Nuno Pimenta de Carvalho.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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