Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67376

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Ana Maria Libório depor
dc.contributor.authorViseu, Florianopor
dc.date.accessioned2020-10-08T10:24:29Z-
dc.date.available2020-10-08T10:24:29Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/67376-
dc.description.abstractEste artigo tem como finalidade apresentar os resultados preliminares da pesquisa em desenvolvimento, na área em Educação Matemática pela Universidade do Minho (Portugal). Faz-se um estudo de caso em dois contextos profissionais, com um viés sobre a Etnomatemática em dois cursos da modalidade de ensino PROEJA: Técnico em Edificações e Técnico em Reciclagem, do Instituto Federal de Brasília. Verificando o uso do conhecimento informal nas profissões de alguns alunos que atuam na construção civil e catadores de materiais recicláveis. O objetivo da investigação é averiguar o efeito de uma intervenção didática que contemple o conhecimento matemático adquirido pelos alunos do PROEJA em atividades profissionais na aprendizagem da matemática. Baseia-se na metodologia qualitativa, por meio de um estudo de caso, obteve-se os dados por observação, questionamentos, registros, relatórios e recursos audiovisuais. Os resultados preliminares identificaram ausência da Etnomatemática na práxis docente e, observou-se na análise dos relatórios dos 12 alunos do curso Técnico em Edificações, que 7 deles trabalham na construção civil, sendo que apenas 4 descreveram o uso da matemática informal nas atividades laboral. Em relação aos resultados do curso Técnico em Reciclagem, fizeram parte da investigação 12 alunos, 6 deles trabalham como catadores de galpão e identificaram o uso da matemática, de forma limitada. Ressalta-se que não houve critério para o número total de alunos de ambos os cursos.por
dc.description.abstractThis article aims to present the preliminary results of research in development, in the area of Mathematics Education by the University of Minho (Portugal). A case study is carried out in two professional contexts, with a bias on Ethnomathematics in two courses of the PROEJA teaching modality: Building Technician and Recycling Technician, from the Federal Institute of Brasília. Checking the use of informal knowledge in the professions of some students who work in civil construction and recyclable materialcollectors. The objective of the investigation is to investigate the effect of a didactic intervention that contemplates the mathematical knowledge acquired by PROEJA students in professional activities in learning mathematics. Based on the qualitative methodology, through a case study, data were obtained by observation, questioning, records, reports and audiovisual resources. The preliminary results identified the absence of Ethnomathematics in the teaching practice and, it was observed in the analysis ofthe reports of the 12 students of the Technical course in Buildings, that 7 of them work in civil construction, and only 4 described the use of informal mathematics in work activities. Regarding the results of the Technical Course in Recycling, 12 students took part in the investigation, 6 of them work as shed pickers and identified the use of mathematics, in a limited way. It is noteworthy that there was no criterion for the total number of students in both courses.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticaspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectPROEJApor
dc.subjectContextos profissionaispor
dc.subjectEthnomathematicspor
dc.subjectProfessional contextspor
dc.titleA percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionaispor
dc.title.alternativeThe initial perception of Ethnomatematics in teaching PROEJA in two professional contextspor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2020.e67675por
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage22por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume15por
dc.identifier.eissn1981-1322por
dc.identifier.doi10.5007/1981-1322.2020.e67675por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevemat: Revista Eletrônica de Educação Matemáticapor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais.pdf452,03 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID