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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Sara Raquel Reis dapor
dc.contributor.authorGomes, José Antóniopor
dc.contributor.editorÁlvares, Cristinapor
dc.contributor.editorCurado, Ana Lúciapor
dc.contributor.editorSousa, Sérgio Guimarães depor
dc.date.accessioned2020-10-28T15:14:46Z-
dc.date.issued2020-09-
dc.identifier.citationSILVA, Sara Reis da e GOMES, José António (2020). «Narrativas futuristas para a infância e a juventude: o caso de Luísa Ducla Soares» in ÁLVARES, Cristina et al.. Humain, Posthumain. Paris: Éditions Le Manuscrit Savoirs - Exotopies, pp. 141-159.por
dc.identifier.isbn978-2-304-04858-2por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/67815-
dc.description"Collection Exotopies"por
dc.description.abstractEm Children's literature and the posthuman: animal, environment, cyborg (2015), Zoe Jaques analisa sistematicamente, pela primeira vez, a relação entre a literatura para a infância e o pós-humano, equacionando ligações dos textos com a ontologia e levantando questões acerca das fronteiras humano-máquina, ficcionalizadas de forma lúdica e/ou radical. Por seu turno, Isabel Mociño-González (2018), num estudo pioneiro no qual, além de ensaiar uma definição de ficção científica, percorre um elevado número de títulos portugueses e galegos para a infância e a juventude e situados no domínio em pauta, acentua igualmente esse jogo ontológico do real e estipula, ainda, algumas das correntes temáticas que distinguem essas obras. Ora, uma dessas linhas consiste na criação de seres, através de avanços científicos e técnicos, pela ânsia de mudar a natureza do ser humano, vertente que se substantiva, de forma original, nos textos «Um filho por encomenda», conto patente em Três Histórias do Futuro (1982) o O Rapaz e o Robô (1995), ambos de Luísa Ducla Soares (Lisboa, 1939), autora reconhecida cuja escrita muito de novo tem trazido à literatura portuguesa de destinatário extratextual infantil. Procuraremos atestar esta afirmação a partir de uma análise dos dois textos supramencionados, acentuando o facto de, no primeiro texto, a necessidade sentida por um rei de ter um sucessor resultar na invenção de uma máquina, que cria «um príncipe experimental», um ser sobredotado, mas que acaba por ser tornar humano à medida que conhece o carinho e a protecção paterna. Já em O Rapaz e o Robô, o protagonista, procurando encontrar um substituto para si próprio, aspira a uma superação das suas limitações cognitivas e sociais, recorrendo, assim, a um ser construído tecnologicamente, e recria-se fisicamente, ao mesmo tempo que aumenta, aperfeiçoa ou aprimora as suas capacidades, tornando-se admirado pela família e por todos os companheiros de escola.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020por
dc.language.isoporpor
dc.publisherÉditions Le Manuscritpor
dc.relationUIDB/00317/2020por
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectLiteratura portuguesa para a infânciapor
dc.subjectLuísa Ducla Soarespor
dc.subjectNarrativas futuristaspor
dc.titleNarrativas futuristas para a infância e a juventude: o caso de Luísa Ducla Soarespor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage141por
oaire.citationEndPage159por
dc.date.embargo10000-01-01-
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
sdum.bookTitleHumain, posthumainpor
oaire.citationEdition1por
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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