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TítuloConsideração da não-linearidade do comportamento dos solos na modelação numérica de pavimentos rodoviários
Outro(s) título(s)Consideration of non-linearity of soils behaviour in the numerical modelling of road pavements
Autor(es)Neves, José M. C.
Correia, A. Gomes
Data2006
EditoraSociedade Portuguesa de Geotecnia
CitaçãoCONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA, 10, Lisboa, Portugal, 2006 – “Geotecnia multidisciplinar : estudos”. [Lisboa] : Sociedade Portuguesa de Geotecnia, 2006. vol. 2. p. 473-482.
Resumo(s)O objectivo principal desta comunicação é evidenciar a importância de considerar a nãolinearidade do comportamento dos solos de fundação na modelação numérica dos pavimentos rodoviários, para fins de dimensionamento estrutural. A instrumentação e observação de dois trechos experimentais numa estrada em Lisboa permitiram analisar o comportamento dos solos com esta finalidade. Durante a construção dos aterros foram realizados ensaios de carga com placa e ensaios de carga com pneu. A análise estrutural dos solos da fundação dos pavimentos, pelo método dos elementos finitos, permitiu concluir que a utilização do modelo elástico nãolinear foi a metodologia mais adequada à modelação do comportamento observado durante os ensaios. A consideração de comportamento elástico linear, tão corrente no dimensionamento dos pavimentos, mostrou-se inadequada e com tendência para subestimar a rigidez da fundação.
The main objective of this paper is to point out the importance of non linearity of soils foundation behaviour in the road pavement modelling, for structural design purposes. The monitoring of two full-scale instrumented pavements in a road in Lisbon had allowed to this objective. During the test sections constructions, plate load tests and wheel load tests were carried out. The structural analysis of soils behaviour, by the finite elements method, allowed to conclude that the best adjustment to the experimental results was performed with the non-linear elastic model. The elastic linear behaviour, so worldwide used in pavements design, has shown inadequate and with trend to under predict foundation stiffness.
TipoOutro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6785
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-GEO - Comunicações a Conferências Nacionais

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