Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67972

TítuloA mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativo
Outro(s) título(s)Socio-educational mediation as a strategy for promotion of cross-cutting competences: a project for intervention / research in an alternative curricular course class
Autor(es)Gomes, Joana Cristina Martins
Orientador(es)Flores, Maria Assunção
Palavras-chaveCompetências transversais
Interculturalidade
Mediação socioeducativa
Interculturality
Transversal skills
Socio-educational mediation
Data2020
Resumo(s)Este projeto de intervenção/ investigação integra-se no âmbito do estágio curricular do 2 " ano de Mestrado em Educação, na área de especialização em Mediação Educacional, da Universidade do Minho, e foi realizado num Agrupamento de escolas TEIP, com alunos de uma turma de Percurso Curricular Alternativo. O projeto de intervenção/ investigação insere-se no âmbito da mediação socioeducativa numa vertente intercultural com o intuito de promover a gestão positiva dos conflitos, respeitando as diferenças e criando ambientes de convivência saudáveis em contexto escolar. Esta intervenção pretendeu ampliar a capacidade de resposta da organização educativa, tendo em conta as necessidades dos alunos de etnia cigana, desenvolvendo um conjunto de competências transversais para o seu crescimento. O projeto baseou-se na investigação-ação com o intuito de analisar e compreender o contexto através das perceções dos alunos. Foram utilizados como instrumentos de recolha de dados a análise documental, observação participante, narrativas informais, entrevista semiestruturada, diário de bordo, grelhas de registo, grupos focais, inquéritos por questionário e um inquérito por entrevista. Ao nível do impacto do projeto, os resultados recolhidos e analisados no âmbito da mediação socioeducativa indicam que, através do desenvolvimento de competências transversais, a mediação assume um papel essencial na valorização dos alunos, tendo sido possível potenciar relações positivas entre os pares, ao estimular a autonomia, a autoestima e a responsabilidade dos alunos, conseguindo que gerissem de forma positiva os seus conflitos, através de atitudes de cooperação e respeito pelas diferenças e uma maior responsabilização no que diz respeito às suas aprendizagens e ao ambiente escolar, dadas as suas características étnicas.
This intervention and research project is part of the curricular internship of the 2nd year of Master in Education, in the area of specialization in Educational Mediation, at the University of Minho. This project was carried out in a TEIP Cluster of Schools, with students from an Alternative Curriculum class. The intervention / research project is part of the socio-educational mediation in an intercultural dimension in order to promote the positive management of conflicts, respecting differences and creating healthy living environments in the school context. This intervention aimed to increase the responsiveness of the educational organization, taking into account the needs of students from Gipsy ethnicity, developing a set of transversal skills for their growth. The project was based on action-research in order to analyze and understand the context through the students' perceptions. The following tools where used for data collection: document analysis, participant observation, informal narratives, semi-structured interviews, logbooks, logging grids, focus groups, questionnaire surveys and an interview survey. In terms of the impact of the project, the results collected and analyzed within the scope of socio-educational mediation indicate that, through the development of transversal competences, mediation plays an essential role in the valorization of students, students' self-esteem and responsibility by successfully managing their conflicts through cooperative attitudes, respect for differences and greater accountability with regard to their learning and school environment, given their ethnic characteristics.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67972
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_Joana_Martins_Gomes_vf.pdf26,92 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID