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https://hdl.handle.net/1822/68340
Título: | Análise exploratória dos conflitos veículo-peão com recurso à micro simulação |
Autor(es): | Amado, Harley Alexander Largo Soares, Francisco Emanuel Cunha Ribeiro, Paulo Freitas, E. F. Tavares, J. P. Ferreira, S. |
Palavras-chave: | Conflitos veículo-peão Micro simulação SSAM TTC VISSIM |
Data: | Nov-2019 |
Editora: | Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET) |
Citação: | Amado H., Soares F., Ribeiro P. J. G., Freitas E.F., Tavares J. P., Ferreira S. Análise exploratória dos conflitos veículo-peão com recurso à micro simulação, 33º ANPET - 33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, pp. 3419-2426, 978-85-87893-22-2, 2019 |
Resumo(s): | O presente trabalho realiza uma análise exploratório dos conflitos entre peões e veículos num atravessamento sem sinalização luminosa, usando o indicador proxy de segurança TTC (time to collision) como parâmetro principal para a comparação dos resultados dos conflitos observados in situ e os modelados. Foi usado o software de simulação microscópica (VISSIM) e software SSAM (Surrogate Safety Assessment model). Para obter a informação no local do comportamento do condutor e o peão antes, durante e depois do atravessamento, usou-se a técnica de observação, a qual consistiu nas filmagens com vídeo camara durante às horas pontas do dia (2 horas). Esta informação foi processada com ajuda do software Traffic Intelligence para obtenção das trajetórias e velocidades das entidades (peão e veículo) tendo como objetivo o cálculo do TTC observado. Não foi feita uma calibração para o modelo em VISSIM, mas foram usados parâmetros calibrados de outros estudos que apresentaram similitudes nas condições do fluxo veicular, pedonais e geométricas com o local em estudo. Para analisar adaptação dos parâmetros foi usado o índice GEH para verificar que os resultados do modelo estivessem dentro do limiar adequado de aceitação de resultados (menor a 10%, de acordo com a literatura). Apesar da diferença entre o TTC modelado (determinado pelo SSAM) e o observado a qual foi de 54%, este trabalho fornece uma base metodológica para a determinação dos conflitos peão-veículo. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68340 |
ISBN: | 978-85-87893-22-2 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Comunicações a Conferências Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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