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TítuloAnálise exploratória dos conflitos veículo-peão com recurso à micro simulação
Autor(es)Amado, Harley Alexander Largo
Soares, Francisco Emanuel Cunha
Ribeiro, Paulo
Freitas, E. F.
Tavares, J. P.
Ferreira, S.
Palavras-chaveConflitos veículo-peão
Micro simulação
SSAM
TTC
VISSIM
DataNov-2019
EditoraAssociação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET)
CitaçãoAmado H., Soares F., Ribeiro P. J. G., Freitas E.F., Tavares J. P., Ferreira S. Análise exploratória dos conflitos veículo-peão com recurso à micro simulação, 33º ANPET - 33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, pp. 3419-2426, 978-85-87893-22-2, 2019
Resumo(s)O presente trabalho realiza uma análise exploratório dos conflitos entre peões e veículos num atravessamento sem sinalização luminosa, usando o indicador proxy de segurança TTC (time to collision) como parâmetro principal para a comparação dos resultados dos conflitos observados in situ e os modelados. Foi usado o software de simulação microscópica (VISSIM) e software SSAM (Surrogate Safety Assessment model). Para obter a informação no local do comportamento do condutor e o peão antes, durante e depois do atravessamento, usou-se a técnica de observação, a qual consistiu nas filmagens com vídeo camara durante às horas pontas do dia (2 horas). Esta informação foi processada com ajuda do software Traffic Intelligence para obtenção das trajetórias e velocidades das entidades (peão e veículo) tendo como objetivo o cálculo do TTC observado. Não foi feita uma calibração para o modelo em VISSIM, mas foram usados parâmetros calibrados de outros estudos que apresentaram similitudes nas condições do fluxo veicular, pedonais e geométricas com o local em estudo. Para analisar adaptação dos parâmetros foi usado o índice GEH para verificar que os resultados do modelo estivessem dentro do limiar adequado de aceitação de resultados (menor a 10%, de acordo com a literatura). Apesar da diferença entre o TTC modelado (determinado pelo SSAM) e o observado a qual foi de 54%, este trabalho fornece uma base metodológica para a determinação dos conflitos peão-veículo.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68340
ISBN978-85-87893-22-2
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Internacionais

Ficheiros deste registo:
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ANPET_2019_Amado_et_al.pdf
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