Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68340
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Amado, Harley Alexander Largo | por |
dc.contributor.author | Soares, Francisco Emanuel Cunha | por |
dc.contributor.author | Ribeiro, Paulo | por |
dc.contributor.author | Freitas, E. F. | por |
dc.contributor.author | Tavares, J. P. | por |
dc.contributor.author | Ferreira, S. | por |
dc.date.accessioned | 2020-11-27T17:41:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-11 | - |
dc.identifier.citation | Amado H., Soares F., Ribeiro P. J. G., Freitas E.F., Tavares J. P., Ferreira S. Análise exploratória dos conflitos veículo-peão com recurso à micro simulação, 33º ANPET - 33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, pp. 3419-2426, 978-85-87893-22-2, 2019 | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-87893-22-2 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/68340 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho realiza uma análise exploratório dos conflitos entre peões e veículos num atravessamento sem sinalização luminosa, usando o indicador proxy de segurança TTC (time to collision) como parâmetro principal para a comparação dos resultados dos conflitos observados in situ e os modelados. Foi usado o software de simulação microscópica (VISSIM) e software SSAM (Surrogate Safety Assessment model). Para obter a informação no local do comportamento do condutor e o peão antes, durante e depois do atravessamento, usou-se a técnica de observação, a qual consistiu nas filmagens com vídeo camara durante às horas pontas do dia (2 horas). Esta informação foi processada com ajuda do software Traffic Intelligence para obtenção das trajetórias e velocidades das entidades (peão e veículo) tendo como objetivo o cálculo do TTC observado. Não foi feita uma calibração para o modelo em VISSIM, mas foram usados parâmetros calibrados de outros estudos que apresentaram similitudes nas condições do fluxo veicular, pedonais e geométricas com o local em estudo. Para analisar adaptação dos parâmetros foi usado o índice GEH para verificar que os resultados do modelo estivessem dentro do limiar adequado de aceitação de resultados (menor a 10%, de acordo com a literatura). Apesar da diferença entre o TTC modelado (determinado pelo SSAM) e o observado a qual foi de 54%, este trabalho fornece uma base metodológica para a determinação dos conflitos peão-veículo. | por |
dc.description.sponsorship | (PTDC/ECMTRA/3568/2014), financiado por fundos nacionais através da FCT e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), e da bolsa de doutoramento SFRH/BD/131638/2017 financiada pela FCT | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/9471 - RIDTI/PTDC%2FECM-TRA%2F3568%2F2014/PT | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/POR_NORTE/SFRH%2FBD%2F131638%2F2017/PT | - |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Conflitos veículo-peão | por |
dc.subject | Micro simulação | por |
dc.subject | SSAM | por |
dc.subject | TTC | por |
dc.subject | VISSIM | por |
dc.title | Análise exploratória dos conflitos veículo-peão com recurso à micro simulação | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.comments | http://ctac.uminho.pt/node/3165 | por |
oaire.citationConferenceDate | 10 Nov. - 14 Nov. 2019 | por |
sdum.event.title | 33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationConferencePlace | Balneário Camboriú, Santa Catarina | por |
dc.date.updated | 2020-11-27T13:36:27Z | - |
dc.date.embargo | 10000-01-01 | - |
dc.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil | por |
dc.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | por |
sdum.conferencePublication | 33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET | por |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Comunicações a Conferências Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANPET_2019_Amado_et_al.pdf Acesso restrito! | 2,86 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |