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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmado, Harley Alexander Largopor
dc.contributor.authorSoares, Francisco Emanuel Cunhapor
dc.contributor.authorRibeiro, Paulopor
dc.contributor.authorFreitas, E. F.por
dc.contributor.authorTavares, J. P.por
dc.contributor.authorFerreira, S.por
dc.date.accessioned2020-11-27T17:41:12Z-
dc.date.issued2019-11-
dc.identifier.citationAmado H., Soares F., Ribeiro P. J. G., Freitas E.F., Tavares J. P., Ferreira S. Análise exploratória dos conflitos veículo-peão com recurso à micro simulação, 33º ANPET - 33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, pp. 3419-2426, 978-85-87893-22-2, 2019por
dc.identifier.isbn978-85-87893-22-2-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/68340-
dc.description.abstractO presente trabalho realiza uma análise exploratório dos conflitos entre peões e veículos num atravessamento sem sinalização luminosa, usando o indicador proxy de segurança TTC (time to collision) como parâmetro principal para a comparação dos resultados dos conflitos observados in situ e os modelados. Foi usado o software de simulação microscópica (VISSIM) e software SSAM (Surrogate Safety Assessment model). Para obter a informação no local do comportamento do condutor e o peão antes, durante e depois do atravessamento, usou-se a técnica de observação, a qual consistiu nas filmagens com vídeo camara durante às horas pontas do dia (2 horas). Esta informação foi processada com ajuda do software Traffic Intelligence para obtenção das trajetórias e velocidades das entidades (peão e veículo) tendo como objetivo o cálculo do TTC observado. Não foi feita uma calibração para o modelo em VISSIM, mas foram usados parâmetros calibrados de outros estudos que apresentaram similitudes nas condições do fluxo veicular, pedonais e geométricas com o local em estudo. Para analisar adaptação dos parâmetros foi usado o índice GEH para verificar que os resultados do modelo estivessem dentro do limiar adequado de aceitação de resultados (menor a 10%, de acordo com a literatura). Apesar da diferença entre o TTC modelado (determinado pelo SSAM) e o observado a qual foi de 54%, este trabalho fornece uma base metodológica para a determinação dos conflitos peão-veículo.por
dc.description.sponsorship(PTDC/ECMTRA/3568/2014), financiado por fundos nacionais através da FCT e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), e da bolsa de doutoramento SFRH/BD/131638/2017 financiada pela FCTpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/9471 - RIDTI/PTDC%2FECM-TRA%2F3568%2F2014/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/POR_NORTE/SFRH%2FBD%2F131638%2F2017/PT-
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectConflitos veículo-peãopor
dc.subjectMicro simulaçãopor
dc.subjectSSAMpor
dc.subjectTTCpor
dc.subjectVISSIMpor
dc.titleAnálise exploratória dos conflitos veículo-peão com recurso à micro simulaçãopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.commentshttp://ctac.uminho.pt/node/3165por
oaire.citationConferenceDate10 Nov. - 14 Nov. 2019por
sdum.event.title33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPETpor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationConferencePlaceBalneário Camboriú, Santa Catarinapor
dc.date.updated2020-11-27T13:36:27Z-
dc.date.embargo10000-01-01-
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
sdum.conferencePublication33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPETpor
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Internacionais

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