Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68577

TítuloA primeira infância no Uganda: o projeto “A Boost for the Youngest” na promoção dos direitos da criança
Outro(s) título(s)Early childhood in Uganda: the "A Boost for the Youngest" project in promoting the rights of the child
Autor(es)Gonçalves, Maria João
Orientador(es)Sarmento, Manuel Jacinto
Palavras-chaveDesenvolvimento na primeira infância
Direitos da criança
Primeira infância
Sociologia da infância
Early childhood development
Child rights
Early childhood sociology
Data2020
Resumo(s)Este estudo pretende, partindo daquilo que são os pressupostos da Sociologia da Infância, que olha a criança como uma construção social e como protagonista e não um mero objeto da sociedade e dos Direitos da Criança, investigar a Primeira Infância no Uganda através da ONG Save the Children e do seu projeto de ECD (Early Childhood Development – Desenvolvimento na Primeira Infância). Este projeto permite-nos perceber como são aqui assegurados alguns direitos essenciais para as crianças entre os 0 e os 3 anos de idade, garantindo-lhes um melhor começo de vida, não esquecendo a cultura em que se inserem e que é expressão do seu povo e da sua condição humana. Este estudo realça a importância de um projeto que visa, através das suas intervenções favorecer os direitos da criança no Uganda, recusando práticas centradas numa visão eurocêntrica ou ocidentalizada, destacando as capacidades e as virtudes da cultura ugandesa e usando-a como ferramenta de envolvimento social para a intervenção com as famílias e os bebés/crianças. Esta investigação visou igualmente conhecer as leis e processos políticos, sociais e culturais no Uganda que são promotores dos direitos da criança, na sua concretude e adequação local. Tendo como porta de entrada a Save de Children, seguindo uma metodologia de investigação qualitativa, interpretativa, de natureza etnográfica, o estudo foca-se em perceber como se desenvolvem projetos desta natureza (ECD), quais as etapas, a quem se dirigem, quem intervém, que direitos estão consagrados, quais as entidades intervenientes e sobretudo, que diferença fazem na vida e no futuro das famílias e das crianças alvo do projeto. Este estudo pretende realçar a importância destes dois campos, o da Sociologia da Infância e dos Direitos da Criança, e como uma maior aliança entre os mesmos pode ser determinante para que estes mesmos direitos não sejam esquecidos, pois nunca se soube tanto sobre o que é ser Criança e sobre a Infância e nunca como agora as crianças vivem situações tão significativas de violação da sua condição – a de SER Humano e de Ser Criança.
This study aims to investigate Early Childhood in Uganda through the NGO Save the Children and its Early Childhood Development (ECD) project, based on the assumptions of Childhood Sociology, which sees the child as a social construct and a protagonist and not merely an object of society, and the Rights of the Child. This project allows us to see how some essential rights are ensured here for children between 0 and 3 years of age, guaranteeing them a better start in life, not forgetting the culture in which they live and which is an expression of their people and their human condition. This study highlights the importance of a project that aims, through its interventions, to promote the rights of the child in Uganda by refusing practices centered on a eurocentric or westernized vision, highlighting the capacities and virtues of ugandan culture and using it as a social engagement tool for intervention with families and babies/children. This research also aimed at understanding the political, social and cultural laws and processes in Uganda that promote children's rights, in their local concreteness and adequacy. With Save de Children as its gateway, following a qualitative, interpretative, ethnographic research methodology, the study focuses on understanding how projects of this nature (ECD) are developed, which stages, to whom they are addressed, who intervenes, what rights are enshrined, which entities are involved and above all, what difference they make in the life and future of the families and children targeted by the project. This study aims to highlight the importance of these two fields, Sociology of Childhood and the Rights of the Child, and how a greater alliance between them can be determinant so that these same rights are not forgotten, because never before have <we known so much about what it is to be a Child and about Childhood and never before have children experienced such significant situations of violation of their condition - that of Being Human and of Being a Child.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Sociologia da Infância e Direitos da Criança)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68577
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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