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dc.contributor.advisorPereira, M. Graçapor
dc.contributor.advisorAlmeida, Isabel Martins depor
dc.contributor.authorEvangelista, Marta Pereirapor
dc.date.accessioned2020-12-16T16:57:52Z-
dc.date.available2020-12-16T16:57:52Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/68584-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractO envelhecimento é acompanhado por alterações físicas, tanto ao nível fisiológico como em alterações na aparência física, incluindo alteração da imagem corporal. A forma como as pessoas percecionam estas alterações e a sua imagem corporal tem consequências importantes sobre a sua saúde e qualidade de vida (QV). Este estudo com design transversal, analisa a relação entre as variáveis sociodemográficas, psicológicas, o consumo de produtos cosméticos e tratamentos de estética antienvelhecimento e a (QV). A amostra constituída por 271 mulheres consumidoras de produtos cosméticos e tratamentos de estética foi avaliada ao nível da morbilidade psicológica, da imagem corporal, da autoestima, do perfecionismo, das perceções de envelhecimento e da QV. Os resultados revelaram que a morbilidade psicológica e o perfecionismo contribuíram negativamente para a QV e o rendimento mensal contribuiu positivamente. As perceções de envelhecimento tiveram um papel moderador na relação entre a autoestima e a QV. Assim, torna-se importante intervir psicologicamente de forma a diminuir a morbilidade psicológica, promover padrões mais adaptativos ao nível do perfecionismo e reconhecer o papel da perceção da idade, contribuindo para a promoção da QV.por
dc.description.abstractAging is accompanied by physical changes, both at the physiological level and changes in physical appearance, including changes in body image. The way people perceive these changes and their image has important consequences for their health and quality of life (QoL). This cross-sectional study analyzes the relationship between sociodemographic, psychological, consumption of antiaging cosmetic products, aesthetic treatments and QoL. The sample consisting of 271 women consumers of cosmetic products and aesthetic services was assessed in terms of psychological morbidity, body image, self-esteem, perfectionism, perceptions of aging and QoL. The results revealed that psychological morbidity and perfectionism contributed negatively to QoL and the socioeconomic status contributed positively. Age perceptions had a moderating role in the relationship between self-esteem and QoL. Thus, it is important to intervene psychologically in order to reduce psychological morbidity, promote patterns of perfectionism that are more adaptable to the level of performance and recognize the role of age perception, contributing to the promotion of QoL.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectMorbilidade psicológicapor
dc.subjectProdutos cosméticospor
dc.subjectTratamentos de estáticapor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectAgingpor
dc.subjectAesthetic treatmentspor
dc.subjectCosmetic productspor
dc.subjectPsychological morbiditypor
dc.subjectQuality of lifepor
dc.titleQualidade de vida em mulheres consumidoras de produtos cosméticos e tratamentos de estética antienvelhecimentopor
dc.title.alternativeQuality of life in women consumers of antiaging cosmetic products and aesthetic treatmentspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202525988por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
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