Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68655

TítuloIntegração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança
Outro(s) título(s)Curricular articulation in practicum: an echo of change
Integración curricular en el practicum: un eco de cambio
Autor(es)Reis, Isabel
Sarmento, Teresa
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chaveCompetências transversais
Investigação ao serviço das práticas
Ecoliteracia
Integração curricular
Transversal competences
Ecoliteracy
Curricular integration
Research for practices
Competencias transversales
Ecoliteracia
Integración curricular
Investigación al servicio de las prácticas
Data2021
EditoraEdições Hipótese
RevistaRevista Hipótese
CitaçãoReis, I.; Sarmento, T.; Silva, C. (2021). Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 7, n. único, p. 1-3.
Resumo(s)Este estudo, realizado no âmbito de um estágio de Educação Básica, pretende analisar as potencialidades da integração curricular na construção de competências transversais. Parte-se da contextualização do centro de interesse de um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar pela temática dos animais e de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico pelo desenvolvimento sustentável. Pretende-se que as aprendizagens contribuam para a formação de cidadãos conscientes, informados e pró-ativos, com base na construção de conhecimentos em espiral, onde os conteúdos e competências possuem uma dimensão conceptual, procedimental e atitudinal que se complementam entre si.
This study, carried out as part of a Basic Education internship, aims to analyse the potential of curricular integration in the construction of transversal competences. It starts from the contextualization of the center of interest of a group of children from a Kindergarten on the theme of animals and a 3rd year class of Primary School concerning sustainable development. It is intended that the outcomes learnings contribute to the formation of conscious, informed and proactive citizens, based on building a spiral of knowledge, in which the contents and competences have a conceptual, procedural and attitudinal dimension that complement each other
Este estudio, realizado como parte del practicum de Educación Básica, analiza el potencial de la integración curricular en la construcción de competencias transversales. Se basa en la contextualización del centro de interés de un grupo de niños en educación preescolar sobre el tema de los animales y una clase del tercer año de la escuela primaria para el desarrollo sostenible. Se pretende que los aprendizajes contribuyan a la formación de ciudadanos conscientes, informados y proactivos, basados en la construcción del conocimiento en espiral, donde los contenidos y competencias tienen una dimensión conceptual, procesal y actitudinal que se complementan entre sí
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68655
ISSN2446-7154
Versão da editorahttps://revistahipotese.webnode.com/edicao-2021/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA UM ECO DE MUDANÇA (1) (1).pdf770,72 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID