Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68829

TítuloAtitudes dos/as estudantes universitários/as face à homossexualidade: tradução e validação de uma escala de medida
Outro(s) título(s)University students’ attitudes towards homosexuality: translation and validation of a measurement scale
Autor(es)Alves, Regina Ferreira
Palavras-chaveHomonegatividade
Estudantes universitários
Homossexualidade
Homofobia
Homonegativity
Homosexuality
Homophobia
University students
Data2018
EditoraUniversidade Federal do Paraná (UFPR)
RevistaEducar em Revista
Resumo(s)O reconhecimento oficial da homossexualidade, impulsionado pela legalização da união entre casais do mesmo sexo em Portugal, deveria diminuir as atitudes e os comportamentos homonegativos e, consequentemente, as perseguições a indivíduos não heteronormativos. Com base nesse pressuposto, realizou-se este estudo, cujo objetivo é avaliar as atitudes dos/as estudantes universitários/as dos mestrados em ensino e em educação (N=151) face à homossexualidade. Para tal, foi traduzida e adaptada socioculturalmente uma escala de atitudes face às lésbicas e aos homens gays (Attitudes Toward Lesbians and Gay Men – ATLG). Os resultados obtidos mostraram baixos níveis de preconceito dos/as estudantes universitários/as relacionados com a orientação sexual, em particular dos inquiridos do sexo feminino. No entanto, apesar de assumirmos que as respostas dos inquiridos estariam condicionadas pelo desejo social de baixar os níveis de preconceito, verificou-se discursos incongruentes quando se tratou de questões como a homoparentalidade ou a homofiliação, momento em que os inquiridos assumiram uma atitude mais homonegativa. As conclusões deste estudo mostraram a necessidade de criar condições para que os estudantes universitários, durante a sua formação, refletissem sobre as suas atitudes face à homossexualidade. Além de aprender a desenvolver processos educativos que incluam a promoção do respeito e a convivência saudável com a diversidade sexual e a defesa dos direitos humanos.
The official recognition of homosexuality, driven by the legalization of marriage between same-sex couples in Portugal, should have reduced homonegative attitudes and behaviors and, consequently, persecution of non-heteronormative individuals. Based on this assumption, this study was carried out with the objective of evaluating the attitudes of university students (N = 151) regarding homosexuality. To that end, a scale of attitudes towards lesbian and gay men (“The Attitudes Toward Lesbians and Gay Men Scale” – ATLG) has been translated and socioculturally adapted. The results obtained showed low levels of prejudice of university students related to sexual orientation, especially from female respondents. However, although we assume that the respondents’ answers may have been conditioned by the social desirability of lowering their levels of prejudice, there were incongruous discourses when dealing with issues such as homoparentality or homophilia, towards which respondents took a more homonegative attitude. The conclusions of this study have showed the need to create conditions for university students, during their education, to reflect on their attitudes towards homosexuality, as well as develop educational processes that include the promotion of respect and healthy coexistence with sexual diversity and the defense of human rights.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68829
DOI10.1590/0104-4060.58396
ISSN0104-4060
e-ISSN1984-0411
Versão da editorahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000500191
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
0104-4060-er-34-71-191.pdf371,57 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID