Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68959

TítuloAprender ciências por investigação na educação pré-escolar: exploração de uma proposta didática em contexto de formação inicial de educadores
Outro(s) título(s)Inquiry - based science learning in preschool education: exploring a didactic proposal in the context of initial teacher training
Autor(es)Varela, Paulo
Palavras-chaveciências por investigação
educação pré-escolar
proposta didática
inquiry-based science education
preschool education
didactic proposal
DataJun-2020
EditoraUniversidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
RevistaRevista Insignare Scientia
CitaçãoVarela, P. (2020). Aprender ciências por investigação na educação pré-escolar: exploração de uma proposta didática em contexto de formação inicial de educadores. Revista Insignare Scientia - RIS, 3(1), 357-375. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11076
Resumo(s)Nos últimos anos, a literatura em educação em ciências tem demonstrado um renovado interesse na aprendizagem das ciências por investigação nos vários níveis educativos, incluindo na educação pré-escolar. Porém, a insegurança dos educadores em relação às ciências tem limitado e empobrecido as oportunidades de aprendizagem das crianças. Neste sentido, temos vindo a promover um processo de formação inicial de educadores de infância orientado para o desenvolvimento de competências científicas e didáticas inerentes à abordagem das ciências por investigação. Durante a formação, os estudantes planificam propostas didáticas e exploram-nas com as crianças nos seus respetivos contextos educativos. A partir de um desses casos, designadamente uma sequência de atividades com balões, este artigo descreve essa experiência formativa e apresenta a análise do processo de exploração das atividades promovido por estudantes, em formação, com crianças da educação pré-escolar. A análise, que incide no diário elaborado pelos estudantes, vai apresentando as aprendizagens e os processos desenvolvidos pelas crianças no ato de aprender, permitindo verificar que estas são capazes de assumir uma atitude científica de procura do saber, quando devidamente estimuladas pelo educador e envolvidas em experiências de aprendizagem interessantes e significativas.
In recent years, literature on science education has reflected a renewed interest in the inquiry-based science learning across the various educational levels, including preschool education. However, the educators' insecurity in relation to sciences has limited and impoverished children's learning opportunities. Given this scenario, we have been promoting a process of initial training for preschool educators that focuses on the development of the scientific and didactic skills inherent to a inquiry-based approach to sciences. During the training, students will plan out didactic proposals and explore them with the children in their educational context. Taking one of these cases, namely a sequence of activities involving balloons, this article describes that formative experience and presents the analysis of the process of exploring those activities, developed by the students in training, with preschool children. The analysis, which focuses on the diary prepared by the students, presents the learning outcomes and the processes developed by the children in the act of learning, allowing to verify that they are able to take on a scientific attitude of seeking knowledge when properly stimulated by the educator and engaged in interesting and meaningful learning experiences.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68959
DOI10.36661/2595-4520.2020v3i1.11076
ISSN2595-4520
Versão da editorahttps://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i1.11076
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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