Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68965
Título: | Uma “direção” entre margens: Escola do Vale |
Autor(es): | Torres, Leonor Lima Rocha, M. Custódia J. |
Palavras-chave: | Diretor em ação Democratização escolar |
Data: | Nov-2020 |
Editora: | Fundação Manuel Leão |
Citação: | Torres, Leonor L., & Rocha, M. Custódia (2020). Uma “direção” entre margens: Escola do Vale. In Licínio C. Lima, Virgínio Sá & Leonor L. Torres (Orgs.), Diretores escolares em ação (pp. 71-124). Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. |
Resumo(s): | Este capítulo apresenta os resultados de um estudo de caso desenvolvido numa escola secundária localizada na região norte de Portugal, que designamos de Escola do Vale. Ao longo das várias secções que estruturam este texto privilegiou-se uma análise contextualizada da ação do Diretor, articulando vários planos de análise, sem nunca dispensar a compreensão da ação por referência às especificidades do seu contexto de produção. Como principais eixos de análise que orientaram esta abordagem, destacamos i) o modelo unipessoal de gestão e seus efeitos ao nível da reconfiguração dos poderes e da erosão dos processos de democratização e das práticas de participação nas escolas; ii) a forma como os atores experienciam as mudanças organizacionais e se posicionam em relação às lógicas competitivas, performativas e meritocráticas; iii) o perfil político e pedagógico do Diretor e as relações de poder com a administração central, a comunidade e o município; iv) as margens de autonomia da escola. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68965 |
ISBN: | 978-989-8151-58-2 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Capítulo Leonor Torres e Custódia Rocha.pdf Acesso restrito! | 723,47 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons