Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68982

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, José Antóniopor
dc.contributor.authorGoncalves, G.por
dc.contributor.authorBarros, P. M.por
dc.date.accessioned2021-01-06T15:11:26Z-
dc.date.available2021-01-06T15:11:26Z-
dc.date.issued2019-01-
dc.identifier.issn1518-1634por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/68982-
dc.description.abstractIn this article we study the calculation of probabilities performed by prospective primary school teachers, as well as the format of the information that they use in determining these probabilities. Fifty students, prospective primary school teachers, who were attending the second year of the Basic Education Degree course at a university in the north of Portugal participated in the study. Students were assigned several tasks of Probability and Statistics in a formal evaluation context. Only one of these tasks was studied, which involves several types of probability (simple, joint and conditioned probability) and two information formats (absolute frequencies and relative frequencies). In terms of the main obtained results, it is pointed out that the future teachers revealed a limited knowledge of probabilities and a clear preference for the use of the absolute frequencies in the calculation of these probabilities.por
dc.description.abstractNeste artigo estuda-se o cálculo de probabilidades realizado por futuros professores dos primeiros anos escolares, bem como o formato da informação a que eles recorrem na determinação dessas probabilidades. Participaram no estudo 50 estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, que na altura se encontravam a frequentar o segundo ano do curso de Licenciatura em Educação Básica numa universidade do norte de Portugal. Aos estudantes foram aplicadas várias tarefas de Probabilidades e Estatística, num contexto de avaliação formal, sendo aqui estudada apenas uma dessas tarefas, a qual envolve vários tipos de probabilidade (probabilidade simples, conjunta e condicionada) e dois formatos de informação (frequências absolutas e frequências relativas). Em termos dos principais resultados obtidos, salienta-se que os futuros professores revelaram um conhecimento limitado de probabilidades e uma preferência clara pelo uso das frequências absolutas no cálculo dessas probabilidades.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProbabilitypor
dc.subjectInformation formatpor
dc.subjectProspective primary school teacherspor
dc.subjectProbabilidadepor
dc.subjectFormato da informaçãopor
dc.subjectFuturos professores dos primeiros anospor
dc.titleInformation format in the calculation of probabilities by prospective primary school teacherspor
dc.title.alternativeFormato da informação no cálculo de probabilidades por futuros professores dos primeiros anospor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8504por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume35por
dc.date.updated2020-08-03T09:54:51Z-
dc.identifier.eissn1807-1600por
dc.identifier.doi10.15628/holos.2019.8504por
dc.subject.wosScience & Technology-
sdum.export.identifier5681-
sdum.journalHolospor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019 Holos.pdf1,83 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID