Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68983

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, José Antóniopor
dc.contributor.authorMorais, Paula Cristinapor
dc.date.accessioned2021-01-06T15:14:54Z-
dc.date.available2021-01-06T15:14:54Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationFernandes, J. A. & Morais, P. C. (2011). Leitura e Interpretação de Gráficos Estatísticos por Alunos do 9º Ano de Escolaridade. Educação Matemática Pesquisa, 13(1), 95-115.por
dc.identifier.issn1983-3156por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/68983-
dc.description.abstractNo presente artigo estuda-se o desempenho de alunos do 9º ano de escolaridade na leitura e interpretação de gráficos estatísticos, enfatizando-se o nível de conclusões que os alunos extraem dos gráficos e os erros e dificuldades que revelam. No estudo participaram 108 alunos do 9º ano, a quem foram aplicadas três tarefas envolvendo a leitura e interpretação de gráficos estatísticos. Em termos de resultados, na globalidade das tarefas verificou-se um fraco desempenho dos alunos e na análise das respostas a partir dos níveis de leitura e interpretação de gráficos de Curcio (1989) verificou-se que no nível “ler os dados” a grande maioria dos alunos respondeu correctamente, enquanto nos níveis “ler entre os dados” e “ler além dos dados” apenas cerca de 1/3 dos alunos ou menos respondeu correctamente.por
dc.description.abstractIn this paper we study the performance of 9th grade students in reading and interpretation of statistical graphs, emphasizing the level of conclusions that students draw from the graphs and the mistakes and difficulties that they show. In the study participated 108 students of the 9th grade, to who were applied three tasks involving the reading and interpretation of statistical graphs. In terms of results, there was a poor student performance in the overall tasks and the analysis of responses through the Curcio(1989)’s levels of reading and interpreting graphs found that at the level "reading data" the most students answered correctly, while at the levels "reading between the data" and "reading beyond the data" only about one third or less of the students answered correctly.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP)-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGráficos estatísticospor
dc.subjectLeitura e interpretaçãopor
dc.subjectAlunos do 9º anopor
dc.subjectStatistical graphspor
dc.subjectReading and interpretationpor
dc.subject9th grade studentspor
dc.titleLeitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridadepor
dc.title.alternativeReading and interpretation of statistical graphs by 9th grade studentspor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5282/4052por
oaire.citationStartPage95por
oaire.citationEndPage115por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume13por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalEducação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2011 Educação Matemática Pesquisa.pdf695,78 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID