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https://hdl.handle.net/1822/69110
Título: | Accountability múltipla, gerencialismo e identidade do diretor da escola pública portuguesa |
Autor(es): | Afonso, Almerindo Janela Torres, Leonor Lima |
Palavras-chave: | Accountability gerencialismo Identidade do Diretor Avaliação externa |
Data: | 2020 |
Editora: | Porto Editora |
Citação: | Afonso, Almerindo J., & Torres, Leonor L. (2020). Accountability múltipla, gerencialismo e identidade do diretor da escola pública portuguesa. In José A. Pacheco & Joana Sousa (Orgs.), Avaliação institucional e Inspeção: Perspetivas teórico-conceptuais (pp. 121-140). Porto: Porto Editora. |
Resumo(s): | O capítulo inscreve-se na continuidade de outros trabalhos exploratórios dos autores (por exemplo, Afonso, 2003; 2010; Torres, 2013, Torres, Palhares e Afonso, 2019), recorrendo, uma vez mais, a contributos de pesquisa que, genericamente, podem ser referenciados à sociologia das políticas de educação e/ou à sociologia das organizações educativas. O foco, neste caso, é a figura do gestor (oficialmente designado diretor), o qual tem vindo a adquirir uma crescente (e contraditória) centralidade no atual “regime de autonomia, administração e gestão” das centenas de Agrupamentos que integram a grande maioria das escolas públicas portuguesas dos ensinos básico e secundário e estabelecimentos de educação pré-escolar. A abordagem que se privilegiou procura, entre outros aspetos, acrescentar mais alguns argumentos a uma linha de pesquisa sobre accountability em educação. Uma segunda entrada nesta abordagem propiciou a análise da reconfiguração da identidade dos diretores no quadro das recentes alterações dos modos de regulação da educação, com impacto notório na problemática atrás referida: i) a racionalização da rede escolar e a consequente constituição dos agrupamentos de escolas no território continental; ii) a mudança do modelo de governação escolar, que substituiu o órgão colegial (conselho executivo) pelo órgão unipessoal (diretor); iii) o desenvolvimento do programa de avaliação externa das escolas, iniciado em 2006. A reflexão desenvolvida mobiliza dados de investigação recolhidos no âmbito de projetos já concluídos e em curso, agora analisados a partir de um enfoque mais amplo, buscando novas articulações e insights interpretativos para a compreensão dos efeitos das formas de accountability múltipla sobre o perfil de gestão e liderança dos diretores escolares. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69110 |
ISBN: | 978-972-0-34919-4 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito autor |
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Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Afonso & Torres (2020). Cap. Livro Pacheco.pdf Acesso restrito! | 2,56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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