Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69110

TítuloAccountability múltipla, gerencialismo e identidade do diretor da escola pública portuguesa
Autor(es)Afonso, Almerindo Janela
Torres, Leonor Lima
Palavras-chaveAccountability
gerencialismo
Identidade do Diretor
Avaliação externa
Data2020
EditoraPorto Editora
CitaçãoAfonso, Almerindo J., & Torres, Leonor L. (2020). Accountability múltipla, gerencialismo e identidade do diretor da escola pública portuguesa. In José A. Pacheco & Joana Sousa (Orgs.), Avaliação institucional e Inspeção: Perspetivas teórico-conceptuais (pp. 121-140). Porto: Porto Editora.
Resumo(s)O capítulo inscreve-se na continuidade de outros trabalhos exploratórios dos autores (por exemplo, Afonso, 2003; 2010; Torres, 2013, Torres, Palhares e Afonso, 2019), recorrendo, uma vez mais, a contributos de pesquisa que, genericamente, podem ser referenciados à sociologia das políticas de educação e/ou à sociologia das organizações educativas. O foco, neste caso, é a figura do gestor (oficialmente designado diretor), o qual tem vindo a adquirir uma crescente (e contraditória) centralidade no atual “regime de autonomia, administração e gestão” das centenas de Agrupamentos que integram a grande maioria das escolas públicas portuguesas dos ensinos básico e secundário e estabelecimentos de educação pré-escolar. A abordagem que se privilegiou procura, entre outros aspetos, acrescentar mais alguns argumentos a uma linha de pesquisa sobre accountability em educação. Uma segunda entrada nesta abordagem propiciou a análise da reconfiguração da identidade dos diretores no quadro das recentes alterações dos modos de regulação da educação, com impacto notório na problemática atrás referida: i) a racionalização da rede escolar e a consequente constituição dos agrupamentos de escolas no território continental; ii) a mudança do modelo de governação escolar, que substituiu o órgão colegial (conselho executivo) pelo órgão unipessoal (diretor); iii) o desenvolvimento do programa de avaliação externa das escolas, iniciado em 2006. A reflexão desenvolvida mobiliza dados de investigação recolhidos no âmbito de projetos já concluídos e em curso, agora analisados a partir de um enfoque mais amplo, buscando novas articulações e insights interpretativos para a compreensão dos efeitos das formas de accountability múltipla sobre o perfil de gestão e liderança dos diretores escolares.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69110
ISBN978-972-0-34919-4
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Afonso & Torres (2020). Cap. Livro Pacheco.pdf
Acesso restrito!
2,56 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID