Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69119

TítuloAprendizagem Baseada em Problemas (ABP): Estudo no âmbito do curso de tecnologia em gestão ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Autor(es)Souza, Samir Cristino de
Dourado, Luís
Palavras-chaveABP
PBL
Ensino
Aprendizagem
Educação
Data2019
EditoraAtena Editora
Resumo(s)A Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) é um método que, desde o final do século passado, tem sido utilizado em diversas universidades do mundo e vem ganhando importância central em várias áreas do conhecimento em que é aplicado. Os autores concebem a ABP como uma estratégia de método para a aprendizagem centrada no aluno e mediada pela investigação, visando a produção de conhecimento individual e grupal, de forma cooperativa, fazendo uso de técnicas de análise crítica para a compreensão e resolução de problemas, de forma significativa e em interação contínua com o professor tutor. O estudo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educa-ção, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil, no curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. A pesquisa avaliou a opinião dos alunos cuja aprendizagem se deu por meio da ABP, com o objetivo de verificar a eficácia desse método de ensino e aprendizagem aplicado ao estudo do tema meio ambiente na disciplina Cidadania, Ética e Meio Ambiente (CEMA). Para obter os resultados, recorreemos à investigação quantitativa e qualitativa, procedendo a um estudo de caso, sendo a coleta de dados realizada por questionário de opinião semiestruturado, aplicado à turma participante da pesquisa. Por apresentar-se como um método inovador de aprendizagem, utilizado em diversas instituições de ensino dos mais diferentes níveis e também por haver alcançado resultados importantes na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades profissionais, espera-se, com esta pesquisa, demonstrar a eficácia da ABP como método de aprendizagem que pode ser incorporado aos currículos e à prática educativa dos professores.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69119
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS_ABP.pdf1,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID