Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69164

TítuloAvaliação do impacto da formação dos docentes da área geográfica de um Centro de Formação de Associação de Escolas
Outro(s) título(s)Impact assessment of teacher training in the geographic area of a School Association Training Center
Autor(es)Ferreira, Ana Sofia Teixeira
Orientador(es)Antunes, Fátima
Palavras-chaveAvaliação da formação
Avaliação do impacto da formação
Desenvolvimento pessoal
Profissional e organizacional
Educação e formação
Formação profissional contínua de docentes
Education and training
Impact assessment of training
Ongoing professional training of teachers
Personal
Professional and organizational development
Training evaluation
Data2019
Resumo(s)Apresentando como título “Avaliação do impacto da formação dos docentes da área geográfica de um Centro de Formação de Associação de Escolas”, a problemática geral tratada na intervenção/investigação é a formação profissional contínua de docentes e a problemática específica a avaliação do impacto da formação. O direito à formação contínua de docentes é um direito expresso na Lei de Bases do Sistema Educativo proporcionando-lhes a aquisição conhecimentos e competências que lhes permitam executar melhor as suas funções e até mesmo desenvolver novas concretizações das mesmas. A formação contínua é crucial para o desenvolvimento pessoal, profissional dos docentes e também organizacional. Assim sendo, a nossa intervenção realizou-se num Centro de Formação de Associação de Escolas situado no norte do país, mais concretamente no distrito de Braga. Por meio de um estudo de caso e de instrumentos de recolha de informação construídos (entrevista semiestruturada e inquérito por questionário) procedeu-se à avaliação do impacto da formação, tendo como principal objetivo averiguar os efeitos da formação nos docentes, na organização onde exercem as suas funções e, de uma forma não tão aprofundada, nos seus discentes. Através de uma avaliação da satisfação dos formandos, os resultados obtidos no presente estudo permitem concluir que, na generalidade, as ações de formação corresponderam às suas necessidades (profissionais, pessoais e organizacionais). O mesmo resultado foi obtido na avaliação do impacto em que o público-alvo afirma verificar mudanças após a formação em diferentes âmbitos: seja na mudança de práticas; seja na própria mudança de atitude; seja na evolução do agrupamento de escolas/escola onde se encontra a exercer as suas funções.
With the title “Impact Assessment of Teacher Training in the Geographic Area of a School Association Training Center”, the general issue addressed in this intervention/research is the continuing professional training of teachers and the specific problem of the assessment of the impact of formation. The right to ongoing education for teachers is a right expressed in the Basic Law of the Educational System, providing them with the acquisition of knowledge and skills that enable them to better perform their functions and even develop new achievements. Ongoing education is crucial for personal, professional and organizational development. Therefore, our intervention took place in a School Association Training Center located in the north of the country, specifically in the district of Braga. Through a case study and built information collection instruments (semi-structured interview and questionnaire survey), the impact of the training was assessed, with the main goal on investigating the effects of training on teachers, on the organization where they perform their activities and, not so deeply, on their students. Through an evaluation of the satisfaction of the students, the results obtained in this study allow us to conclude that, in general, the training actions matched their needs (professional, personal and organizational). The same result was obtained on the impact assessment in which the target audience claims to confirm changes after training in different areas: either in changing practices; whether in the attitude change itself; whether in the evolution of the school / school grouping where they perform their functions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69164
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Sofia Teixiera Ferreira.pdf3,94 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID