Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69171

TítuloAnálise organizacional de uma empresa na área da educação: o trabalho em rede, parceria e projeto
Outro(s) título(s)Organizational analysis: networking, partnership and a company project in the area of education
Autor(es)Ferreira, Ana Rita Costa
Orientador(es)Ferreira, Fernando Ilídio
Palavras-chaveOrganização
Parceria
Projeto
Rede
Organization
Partnership
Project
Network
Data2020
Resumo(s)As pessoas passam grande parte do seu tempo de vida em organizações e é por isso que estas geram grande impacto nas suas vidas e na sua qualidade. As organizações são construídas para alcançar metas previamente definidas e reconstruídas quando os objetivos são atingidos ou quando se descobrem meios mais eficazes para os atingir. Por isso, uma organização não constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo sujeito a várias mudanças. Portanto, é possível afirmar que as organizações são sistemas abertos em contínua interação com o seu ambiente. Interagem com outras organizações e aproveitam este conhecimento para obter o autoconhecimento que pretendem e que lhes permita orientar as suas ações. O funcionamento em rede é, por isso, uma prática cada vez mais defendida pelos teóricos para a competitividade e sobrevivência de uma organização. Para acompanhar o processo de globalização e para se manterem competitivas, as organizações tiveram de evoluir sucessivamente para dar resposta às novas exigências. Assim, surgiram novos paradigmas caracterizados pelo estabelecimento de redes com diversas entidades. Tal como a noção de rede, as noções de parceria e projeto começaram a fazer parte dominante dos discursos. É neste âmbito que se insere este trabalho: no trabalho em rede, parceria e projeto de uma empresa na área da Educação. Este relatório é, desta forma, o resultado do estágio curricular realizado na Betweien, no âmbito do Mestrado em Educação – Formação, Trabalho e Recursos Humanos. Para além de desenvolver conhecimentos e competências do trabalho em projeto, rede e parceria, o estudo pretende também analisar, no mesmo âmbito, a organização e o funcionamento da empresa à luz dos referenciais teóricos e conceituais dos estudos organizacionais. Neste quadro, o presente relatório seguiu uma abordagem predominantemente qualitativa, tendo o estudo de caso como método de investigação.
People spend most of their life being in organizations, which is why they have a big impact on their lives and their quality of life. Organizations are built to achieve predefined goals and to rebuild when the goals are met or when they discover more effective ways to achieve them. Therefore, an organization is not a finished and accomplished unit, but a component subject to various changes. This being said, it is possible to claim that organizations are open systems that continuously interact with their environment. They interact with other organizations and leverage the knowledge gained to obtain self-knowledge and enable them to guide their actions. As a result, networking is a practice increasingly advocated by theorists for the competitiveness and survival of an organization. To keep up with the globalization process and to remain competitive, organizations have had to develop successively to meet the new demands. Thus, new paradigms have emerged, that are characterized by the establishment of networks with numerous entities. Like the concept of network, the concept of partnership and project have become a dominant part of the discourses. It is in this ambit that the present work is inserted: in a company which bases it organization by networking, partnership and projects in the area of Education. The present report is the result of the curricular internship held at Betweien, in the ambit of the Master’s in Education – Training, Work and Human Resources. In addition to developing project, network and partnership work knowledge and skills, the present study also aims to analyze, in the same context, the organization and operation of the company in the light of theoretical and conceptual references of the organizational studies. In this context, the present report followed a predominantly qualitative approach, with the case study as a research method.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69171
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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