Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69198
Título: | Mobilidade Urbana Sustentável centrada no uso da bicicleta. Um sistema digital, integrado, partilhado e inteligente |
Outro(s) título(s): | Sustainable Urban Mobility focused on bicycle use. A digital, integrated, shared and intelligent system |
Autor(es): | Meireles, Mário José Dias |
Orientador(es): | Ribeiro, Paulo |
Palavras-chave: | Bicicleta Braga Mobilidade Mobilidade Urbana Sustentável Starter Cycling City Solução Digital Bicycle Digital Solution Mobility Sustainable Urban Mobility |
Data: | 25-Mar-2020 |
Resumo(s): | Com o aumento da populações nas cidades, é necessário inverter o paradigma da
mobilidade dominado pelo automóvel, passando este a ser centrado na bicicleta.
Esta tese tem como principal objetivo desenvolver um conceito de mobilidade urbana
centrada na bicicleta, que se pretende inteligente, integrada e partilhada, para cidades de
pequena e média dimensão, onde a utilização do automóvel nas principais deslocações
pendulares é dominante e a utilização da bicicleta para esse fim é reduzida.
Assim, foi efetuada uma revisão da literatura sobre a realidade da mobilidade das cidades,
onde se abordou a problemática da coexistência no mesmo espaço entre o carro e a
bicicleta, o tema da bicicleta, dos sistemas de transporte público urbanos, dos sistemas
de veículos partilhados, do estacionamento na cidade e dos sistemas digitais, integrados
e inteligentes na mobilidade.
Desenvolveu-se uma metodologia para demonstrar a hipótese de que uma mobilidade
urbana sustentável centrada no uso da bicicleta pode promover e acelerar a adoção deste
modo de transporte, quando é suportado por uma solução digital e inteligente (plataforma
e aplicativo móvel), que permita desencadear e desenvolver um sistema de mobilidade
integrado e partilhado, onde a mobilidade pode ser interpretada como um serviço ao
alcance de todos.
Desta forma, foi elaborado um caso de estudo para a cidade de Braga, que envolveu a
realização de um conjunto de inquéritos a utilizadores e não utilizadores da bicicleta, bem
como sessões de Focus Group aos utilizadores da bicicleta. Com isto foi possível identificar
o perfil, as barreiras e os fatores que influenciam a adoção da bicicleta, as características
e conteúdos que uma solução digital deve possuir e avaliar as soluções digitais existentes
no mercado, tendo-se constatado que há uma predisposição para a utilização de uma
solução digital que acelere a adoção do uso da bicicleta como modo de transporte regular.
Os resultados destas duas ferramentas de investigação, a par com a revisão da literatura,
serviram, também para a construção de uma solução digital, com a forte participação de alguns stakeholders, com algumas iterações que conduziram a melhorias da solução
digital ao longo do seu processo de teste e experiência.
Para além disso, realizou-se uma experiência de utilização real da solução digital, que
permitiu comprovar que esta pode acelerar a adoção da bicicleta, podendo levar mais
pessoas a utilizar a bicicleta e de uma forma mais rápida.
Com este trabalho foi, ainda, possível concluir que a falta de uma rede ciclável segregada,
a existência de uma infraestrutura insegura para a utilização da bicicleta e o medo
provocado pela realidade atual da mobilidade, são fatores que condicionam a utilização
da bicicleta como modo de transporte.
Não obstante isso ser fundamental, verificou-se o cumprimento do objetivo desta tese,
uma vez que ficou comprovado que a existência de uma solução digital pode ser uma base
para se definir um modelo de mobilidade sustentável, sendo esta uma solução digital
inteligente, integrada com componentes territoriais, bem como com outros modos de
transporte e com capacidade de partilha dos seus serviços. With the increase of population in cities, it is necessary to invert the mobility paradigm dominated by the car, to one that should now be centered on the bicycle. This thesis has as main objective to develop a concept of urban mobility centered on the bicycle, which is intended to be intelligent, integrated and shared, for small and mediumsized cities, where the use of the car is dominant and the use of the bicycle as a mean of transport is reduced. Thus, a literature review was carried out on the reality of city mobility, which addressed the problem of coexistence in the same space between the car and the bicycle, the bicycle theme, of urban public transport systems, of shared vehicle systems, city parking and digital, integrated and intelligent mobility systems. The methodology was developed to demonstrate the hypothesis that sustainable urban mobility centered on the use of bicycles can promote and accelerate the adoption of this mode of transport, when it is supported by a digital and intelligent solution (platform and mobile application), which allows to trigger and to develop an integrated and shared mobility system, where mobility can be interpreted as a service available to all. As such, a case study was prepared for the city of Braga, which involved carrying out a series of surveys for bicycle users and non-users, as well as Focus Group sessions for bicycle users. With this it was possible to identify the profile, the barriers and the factors that influence the adoption of the bicycle, the characteristics and contents that a digital solution must have and to evaluate the digital solutions existing in the market, having verified that there is a predisposition for the use of the digital solution that accelerates the adoption of the bicycle use as a regular mode of transport. The results of these two research tools, along with the literature reviewed, also served to build a digital solution, with the strong participation of some stakeholders, with some iterations that led to improvements in the digital solution throughout its process of test and experience. In addition, an actual experience of using the digital solution was carried out, which proved that it can accelerate the adoption of the bicycle and can lead more people, and more quickly, to use the bicycle. With this work it was also possible to conclude that the lack of a segregated cycle network, the existence of an insecure infrastructure for the use of the bicycle and the fear caused by the current reality of mobility, are factors that condition the use of the bicycle as a way of transport. Despite this being fundamental, the objective of this thesis was fulfilled, since it was proven that the existence of a digital solution can be the basis for defining a sustainable mobility model, which is an intelligent digital solution, integrated with territorial components, as well as with other modes of transport and with the ability to share their services. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento (Programa Doutoral em Sustentabilidade do Ambiente Construído) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69198 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mario Jose Dias Meireles.pdf | Tese de Doutoramento | 9,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons