Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69436

TítuloO marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca Vieira
Outro(s) título(s)Digital marketing from the perspective of management and customer: the case of the Vieira brand
Autor(es)Pinto, Beatriz Ramos Ferreira
Orientador(es)Simões, Cláudia
Palavras-chaveComportamento do consumidor
Gestão
Marketing digital
Online
Performance
Consumer behavior
Digital marketing
Management
Performance
Data2020
Resumo(s)Com os desenvolvimentos tecnológicos que foram ocorrendo ao longo dos últimos anos, surgiram mudanças significativas no comportamento dos consumidores. Estes passaram a utilizar mais a internet e as redes sociais como um meio de informação, partilha, divertimento ou, até mesmo, para realizarem compras online. Tendo isto em consideração, as empresas têm vindo a incrementar a sua presença a nível digital, através da criação e desenvolvimento de conteúdos para websites, aplicações mobile e inúmeras redes sociais. O intuito é alcançar um maior número de potenciais clientes, com um custo relativamente reduzido, através da criação e desenvolvimento de diversas estratégias de marketing digital. Este trabalho tem, assim, como principal objetivo compreender o impacto das estratégias de marketing digital no comportamento do consumidor e, simultaneamente, perceber de que forma as estratégias de marketing digital poderão contribuir para a melhoria da performance de uma empresa. Desenvolveu-se um estudo de caso e foi aplicado um questionário a consumidores. Dada a relevância de analisar um caso em concreto, foi escolhida a marca Vieira e foram realizadas duas entrevistas a profissionais da marca. Dos questionários aos consumidores, obteve-se uma amostra de 196 indivíduos. Por sua vez, os resultados indicam que a e-lealdade é influenciada pela interação digital, pela confiança, e-satisfação e pelas emoções (variáveis relativas ao comportamento) do consumidor.
With the technological developments that have emerged over recent years, significant changes in consumer behavior have emerged. These started to use more the Internet and social networks as a means of information, sharing, fun or even to make online purchases. With this in mind, companies have been increasing their presence at the digital level by creating and developing content for websites, mobile applications and numerous social networks. The aim is to reach a greater number of potential customers, with a relatively low cost, through the creation and development of various digital marketing strategies. The main objective of this case study is to understand the impact of digital marketing strategies on consumer behavior and, at the same time, understand how digital marketing strategies can contribute to the improvement of a company’s performance. A case study was developed and a questionnaire was applied to consumers. Due to the relevance of analyzing a specific case, the Vieira brand was chosen and two interviews were conducted with the brand's professionals. A sample of 196 individuals was obtained and the results indicate that e-loyalty is influenced by digital interaction, trust, e-satisfaction and consumer emotions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69436
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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