Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69704
Título: | Promoção de valores de cidadania na aprendizagem de inglês no 1º ciclo do ensino básico |
Outro(s) título(s): | Promoting citizenship values in english learning in primary education |
Autor(es): | Pimenta, Alexandre Azevedo |
Orientador(es): | Moreira, Maria Alfredo |
Palavras-chave: | Cidadania Direitos humanos Ensino de inglês a crianças Interculturalidade Citizenship Human rights Interculturality Teaching english to children |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino
do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, descreve e fundamenta o projeto de intervenção “Promoção de
valores de cidadania na aprendizagem de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico”.
O projeto foi desenvolvido numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e os seus objetivos
foram os seguintes: conhecer as perceções e atitudes das crianças relativas à aprendizagem da língua
inglesa e a questões de cidadania; promover competências de cidadania associadas aos direitos
humanos e à interculturalidade em articulação com a aprendizagem da Língua; desenvolver a
competência de aprender a aprender com incidência na autorregulação; avaliar o potencial das
atividades didáticas no desenvolvimento de valores de cidadania nas crianças.
O projeto foi desenhado com base em textos de referência europeus e nacionais e na análise do
contexto de intervenção. As principais estratégias de intervenção implementadas foram: o questionário
inicial; o desenvolvimento e observação de atividades didáticas para a promoção de competências de
cidadania (com recurso a histórias, vídeos, apresentações multimédia e jogos não competitivos); a
construção de um Quotionary (onde os alunos elaboram e colocam as “Quotes of the Day”) ao longo
da intervenção, em articulação com as atividades supracitadas; momentos de autorregulação da
aprendizagem; reflexão final a partir da leitura de uma imagem sobre o(s) valor(es) de cidadania mais
relevantes para as crianças e diálogo com as crianças sobre o projeto de intervenção.
Os resultados revelaram que as atividades desenvolvidas levaram, por um lado, à melhoria das
competências linguísticas e, por outro, à sensibilização, consciencialização e integração dos valores de
cidadania. Apesar das limitações, considera-se que os objetivos do projeto foram globalmente
cumpridos e reitera-se a necessidade de incorporar de forma sistemática o desenvolvimento de
competências de cidadania neste nível de aprendizagem da língua. This teaching report, written within the Master in English Language Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, aims to describe and justify the Intervention Project entitled “Promoting citizenship values in English leaning”. The project was developed in a 4th grade class of a primary school and its objectives were the following: to know children´s attitudes and perceptions related to English learning and to citizenship issues; to promote competences of education for citizenship associated to Human Rights and to interculturality, in connection with English learning; to develop self-regulation competences, and to evaluate the potential of the didactic activities on the development of the citizenship values in children. The project was designed on the basis of European and national reference texts and context analysis. Its main intervention strategies were: an initial questionnaire; activities that promote citizenship competence (such as stories, videos, multimedia presentations and non-competitive game and the making of a Quotionary - where the children create and write the Quotes of the Day throughout the intervention); self-regulation questionnaires; final reflection through an image related to the most relevant citizenship values for children; dialogue with children about the intervention project. The results revealed that the activities carried out led, on the one hand, to the improvement of language skills and, on the other hand, to the awareness and integration of citizenship values. Despite the limitations, it is considered that the objectives of the project were globally fulfilled and the need to systematically incorporate the development of citizenship skills at this level of language learning is reiterated. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69704 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatorio estagio Alexandre Azevedo Pimenta.pdf | 5,81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons