Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69766
Título: | Interações entre pares em creche e jardim-de-infância |
Outro(s) título(s): | Peer interactions in day care and kindergarten |
Autor(es): | Ribeiro, Beatriz Silva |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Interações Relações entre pares Papel do adulto Trabalho de projeto Pre-school education Interactions Peer relations Adult role Project work |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio reporta o surgimento, desenvolvimento e avaliação de dois
projetos de intervenção que visam estudar e compreender as interações entre pares em contexto
de creche e jardim-de-infância. A intervenção relativa ao contexto de educação até aos 3 anos
visou promover as interações entre pares, estimular o (re)conhecimento de emoções e
compreender o papel do adulto como promotor de relações positivas entre as crianças. O projeto
desenvolvido em jardim-de-infância aclara o contributo da abordagem de trabalho de projeto para
as interações entre pares. A intervenção pedagógica desenvolvida pretendeu oportunizar
interações de colaboração, trabalho de equipa e ajuda mútua entre pares, proporcionar
experiências de aprendizagem através do outro e compreender de que modo o trabalho de projeto
contribui para o estabelecimento de relações entre as crianças.
As práticas pedagógicas desenvolvidas ancoraram-se numa aproximação à investigação-ação,
que implica um conjunto de processos, envolvendo a observação dos contextos e das
crianças, a definição da questão-problema, o desenho de um plano de intervenção e suas
estratégias, a implementação, documentação e avaliação desse plano a fim de compreender o
seu impacto. Ao longo do estágio tornou-se fundamental recorrer à observação, à escuta e à
reflexão sistemática e cuidada da prática pedagógica desenvolvida, no sentido de conhecer os
contextos educativos e as crianças e de garantir uma constante adequação da intervenção aos
mesmos. Todo o percurso ancorou-se numa conceção de criança competente e ativa, que tem voz
e vez no seu próprio processo de aprendizagem.
Em creche as crianças tiveram oportunidades de ampliar as suas experiências com os
pares assim como os seus conhecimentos acerca das emoções e das relações com os outros,
evidenciando-os no quotidiano pedagógico. No contexto de jardim-de-infância o grupo envolveu-se
num processo de procura de respostas para as suas dúvidas e curiosidades, dando asas e vendo
reconhecido e valorizado o seu ímpeto explorador. This internship report outlines the emergence development and evaluation of two intervention projects that aim to study and understand the interactions between peers in the context of day care and kindergarten. The intervention on the context of education up to the age of three aimed to promote interactions between stimulating the knowledge of emotions and understand the role of adults as a promoter of positive relationships between children. The project developed in kindergarten clarifies the contribution of the project work approach to the peer interactions. The pedagogical intervention developed intended to provide opportunities, collaborative interactions, teamwork and mutual help among peers. It also provide leaning experiences through the other an understanding how work projects contributes to the establishment of relationships between children. The pedagogical practices developed were anchored in an approach to action research, which implies a set of processes involving the observation of the contexts and children, the definition of the problem issue, the design of an action plan intervention and its strategies, the implementation, documentation and evaluation of this plan to understand its impact. Throughout the internship it became a fundamental resort of observation, listening, systematic and careful reflection of pedagogical practice development in order to know the educational contexts of children and to guarantee constant adaptation of the intervention to them. The entire route was anchored in a conception of a competent and active child, who has a voice and time in his own learning process. In day care, children had opportunities to expand their experiences with peers as well as their knowledge about emotions and relationships with others, showing them in the pedagogical daily life. In the context of kindergarten the group was involved in a process of searching for answers to their doubts and curiosities, giving wings and seeing its exploratory drive recognized and valued. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69766 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatorio Beatriz Silva Ribeiro.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons