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https://hdl.handle.net/1822/70001
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Marinho, Jennifer | por |
dc.contributor.author | Silva, Carlos Manuel Ribeiro da | por |
dc.date.accessioned | 2021-02-02T09:45:32Z | - |
dc.date.available | 2021-02-02T09:45:32Z | - |
dc.date.issued | 2018-09 | - |
dc.identifier.citation | Marinho, J., & Silva, C. (2018). Contributo do projeto curricular integrado na avaliação da motivação intrínseca no 1.º ciclo do ensino básico. In M. J. Mogarro, A. R. Faria, F. A. Costa, F. Rodrigues, L. Tinoca, M. Esteves, & T. Grilo (Eds.). Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade. IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares (versão autores, pp. 15). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8753-44-1 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/70001 | - |
dc.description | Texto baseado no Relatório de Estágio de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de autoria de Jennifer Cristina Marinho e orientado por Carlos Manuel Ribeiro da Silva - http://hdl.handle.net/1822/28698 | por |
dc.description.abstract | Os alunos, no percurso escolar, devem sentir-se motivados para aprender e desenvolver atitudes positivas e autónomas perante a aprendizagem. As atividades intrinsecamente motivadoras são mais recompensadoras: as crianças aprendem com estas atividades, retêm e aprendem com eficácia e são envolvidas na aprendizagem e desenvolvimento. A motivação é entendida como fator influenciador do desenvolvimento: se a motivação é grande, a criança esforça-se para fazer as coisas mais complexas. Os alunos motivados para aprenderem normalmente tornam-se intrinsecamente motivados a continuar o seu percurso de aprendizagem e procura de conhecimento. O constructo de Projeto Curricular Integrado sustenta-se na ideia de que que as componentes do currículo e os diferentes contextos e processos de intervenção devem conjugar-se de forma articulada para dar corpo a um projeto comum que oriente a formação integrada dos alunos. Baseado na metodologia de investigação-ação, analisa-se de que forma o desenvolvimento de um Projeto Curricular Integrado proporciona oportunidades e experiências favoráveis para a promoção e avaliação da motivação intrínseca das crianças no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os objetivos do estudo centram-se em compreender e avaliar de que forma o desenvolvimento do Projeto Curricular Integrado promove, de forma consciente e responsável, a construção ativa e crítica de conhecimentos significativos, nomeadamente através da exploração e desenvolvimento de conhecimentos e competências consignados no currículo nacional, e como atribui significado à construção de estratégias e atividades potencializadoras da motivação intrínseca dos alunos. Procura-se ainda analisar e avaliar o papel de reciprocidade entre a motivação intrínseca e o trabalho escolar, orientado pela Metodologia de Investigação de Problemas, realizado no âmbito do Projeto Curricular Integrado, e evidenciar os processos que levam a implementação de uma intervenção pedagógica com as características inerentes ao Projeto Curricular Integrado a contribuir positivamente para a construção significativa do conhecimento escolar e do desenvolvimento curricular e profissional do professor. | por |
dc.description.sponsorship | Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Lisboa. Instituto de Educação | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136045/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.relation | POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Motivação Intrínseca no 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.subject | Projeto Curricular Integrado | por |
dc.subject | Isomorfismo Pedagógico | por |
dc.subject | Construção do Conhecimento Escolar | por |
dc.subject | Desenvolvimento Profissional | por |
dc.subject | Metodologia de Investigação de Problemas | por |
dc.subject | Investigação-Ação | por |
dc.title | Contributo do projeto curricular integrado na avaliação da motivação intrínseca no 1.º ciclo do ensino básico | por |
dc.type | oralPresentation | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.relation.publisherversion | https://www.coloquiocurriculo2018.ie.ulisboa.pt/ | por |
oaire.citationStartPage | 304 | por |
oaire.citationEndPage | 305 | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Decisões curriculares: ensinar e aprender na escola e na sociedade. IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Livro do Colóquio: Conferências e Mesas redondas, Simpósios e Comunicações. Resumos | por |
oaire.version | AO | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Outros |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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