Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70186

TítuloO espaço exterior e suas potencialidades
Outro(s) título(s)The outdoor space and its potential
Autor(es)Ribeiro, Gabriela Cunha
Orientador(es)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Palavras-chaveEducação pré-escolar
Espaço exterior
Materiais naturais
Natural materials
Outdoor space
Pre-school education
Data2020
Resumo(s)O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho, desenvolvido em contexto de creche e de educação pré-escolar. O tema “O espaço exterior e suas potencialidades” surge da observação e escuta atenta dos interesses e necessidades das crianças em creche e em jardim-de-infância. Diariamente era visível o interesse e curiosidade em brincar no espaço exterior e em trazer os elementos naturais aí encontrados para o interior. As estratégias de intervenção pedagógica focalizaram as saídas ao exterior, a introdução de novos materiais, a estimulação do jogo simbólico, a exploração de materiais naturais e o desenvolvimento de atividades de representação criativa. Para a elaboração do projeto foi seguida a metodologia de Investigação-Ação que envolveu processos de observação, planeamento, ação, avaliação e reflexão das atividades de uma forma cíclica. As atividades propostas e os materiais introduzidos tiveram um impacto positivo nas crianças. Estas passaram a ser mais criativas no manuseamento de materiais naturais e nas suas brincadeiras no espaço exterior, tendo sido visível o seu envolvimento durante estes momentos. As crianças demonstraram também uma maior curiosidade pela natureza, prestando atenção a mais detalhes.
This report was prepared within the scope of the Internship Curricular Unit, integrated in the study plan of the Master in Pre-School Education at the University of Minho, developed in the context of day care and pre-school education. The theme “The outdoor space and its potential” arises from observation and attentive listening to the interests and needs of children in daycare and kindergarten. The interest and curiosity to play in the outdoor space and to bring the natural elements found there, was visible daily. The strategies of pedagogical intervention focused on going abroad, introducing new materials, stimulating symbolic play, exploring natural materials and developing creative representation activities. For the elaboration of the project, the action-research methodology was followed, involving processes of observation, planning, action, evaluation and reflection of the activities in a cyclical way. The proposed activities and the materials introduced had a positive impact on children. These became more creative in handling natural materials and playing outside. The children also showed a greater curiosity for nature, paying attention to more details.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70186
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Gabriela Cunha Ribeiro.pdf3,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID