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TítuloO processo de transformação digital em empresas de calçado em Portugal
Outro(s) título(s)The process of digital transformation in footwear companies in Portugal
Autor(es)Caldas, Cátia Margarida Pereira
Orientador(es)Casais, Beatriz Graça Luz
Palavras-chaveCanais digitais
Capacidade de liderança
Capacidade digital
Setor do calçado
Transformação digital
Digital channels
Leadership capability
Digital capability
Footwear sector
Digital transformation
Data2020
Resumo(s)A presente dissertação foi desenhada com o principal objetivo de discutir o processo de transformação digital em empresas do setor do calçado em Portugal. Trata-se de um setor por natureza exportador e maioritariamente constituído por micro e pequenas empresas, às quais é exigido um processo contínuo e de constante adaptação no sentido de atender às rápidas mudanças de preferências dos clientes e das tendências da moda. Adicionalmente, ao cenário de um mercado cada vez mais global e competitivo, associa-se a acentuada volatilidade tecnológica que se vive na era digital, de modo que é imperativo um extenso e complexo processo de mudança organizacional, através da integração substancial de tecnologias digitais nos negócios, face às novas exigências e expetativas da sociedade contemporânea. Tendo em conta o objetivo, foi adotada uma metodologia qualitativa de múltiplos casos de estudo. Foram submetidas cinco empresas de calçado reconhecidas no âmbito nacional – Augustha, Egídio Alves, Entrudo, Friendly Fire e Josefinas – ao confronto com os pressupostos teóricos sobre o processo de transformação digital. Com recurso a quatro entrevistas semiestruturadas e uma estruturada, conduzidas presencialmente, através do Skype, do telefone e via e-mail, foi possível realizar a recolha de dados primários. De modo a complementar e sustentar a informação obtida através das entrevistas, foi realizada uma análise dos canais digitais utilizados pelas empresas, por método de observação. Através do auxílio do software NVivo, foi possível realizar a análise de conteúdo das entrevistas e da observação de cada uma das empresas em estudo. Os resultados sugerem que as empresas apresentam diferentes níveis quanto à capacidade de liderança e à capacidade digital, demonstrando estar em diferentes fases no que diz respeito ao processo de transformação digital. Dada a característica atual e dinâmica do processo estudado e exposto, decorrente do elevado ritmo de mudança tecnológica, as empresas devem adaptar constantemente o seu modelo de negócio no sentido de responder aos desafios da era digital e de alcançar o sucesso dos Digital Masters. Por esse motivo, é evidente que as empresas terão de otimizar no que concerne aos seus esforços de transformação digital, de forma contínua e de constante adaptação ao meio digital, a fim de serem reconhecidas num setor tão competitivo como é o do calçado.
This dissertation was designed with the main objective of discussing the process of digital transformation in companies in the footwear sector in Portugal. It is an export sector and mainly constituted by micro and small companies, which are required a continuous process and constant adaptation in order to meet the rapid changes in customer preferences and fashion trends. In addition, the scenario of an increasingly global and competitive market is associated with the marked technological volatility that is being lived in the digital age, so that an extensive and complex process of organizational change is imperative, through the substantial integration of digital technologies in business, in view of the new requirements and expectations of contemporary society. Taking the objective of this research into account, a qualitative methodology of multiple case studies was adopted. Five footwear companies recognized at the national level – Augustha, Egídio Alves, Entrudo, Friendly Fire and Josefinas – were submitted to the confrontation with the theoretical assumptions about the process of digital transformation. Using four semi-structured interviews and one structured interview, conducted in person, through Skype, telephone and e-mail, it was possible to collect primary data. In order to complement and sustain the information obtained through the interviews, an analysis of the digital channels used by the companies was performed by observation method. Using NVivo software, it was possible to analyze the contents of interviews and observation of each of the companies under study. The results suggest that companies have different levels of leadership capability and digital capability, showing that they are at different stages as far as the process of digital transformation is concerned. Given the current and dynamic characteristic of the process studied and exposed, resulting from the high rhythm of technological change, companies must constantly adapt their business model in order to respond to the challenges of the digital age and achieve the success of Digital Masters. For this reason, it is obvious that companies will have to optimize their digital transformation efforts continuously and constantly adapting to the digital environment in order to be recognized in such a competitive sector as footwear.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70264
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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