Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70803

TítuloGestão de riscos em programas e projetos de I&D em colaboração Universidade-Indústria: uma perspetiva de stakeholders
Autor(es)Domingues, Joana Ferreira
Orientador(es)Tereso, Anabela Pereira
Fernandes, Aldora Gabriela Gomes
Palavras-chaveColaborações universidade-indústria
Gestão de riscos
Perspetiva de stakeholders
Projetos e programas de I&D
Risk management
R&D projects and programs
Stakeholders’ perspective
University-industry collaborations
Data2020
Resumo(s)Em Programas e Projetos de I&D em colaboração universidade-indústria, as áreas de Gestão de Riscos e de Gestão de Stakeholders têm assumido uma importância preponderante para o sucesso dos Programas e Projetos, tendo em conta a natureza inovadora dos mesmos. Com o objetivo de reduzir o impacto do risco associado a este tipo de colaborações em I&D e consequentemente aumentar o sucesso dos Programas e Projetos, foi desenvolvida uma metodologia de Gestão de Riscos direcionada para este tipo de Programas colaborativos, na perspetiva das principais partes interessadas, detalhando para três stakeholders chave (Gestor de Programas, Gestor de Projetos e Program and Project Management Office, isto é, Escritório de Gestão de Programas e Projetos) as respetivas atividades de Gestão de Riscos. Para suportar as atividades de Gestão de Riscos e a sua institucionalização, procedeu-se ainda à criação de um catálogo genérico de riscos e respostas típicas neste tipo de Programas e Projetos, à proposta de um Plano Integrado de Gestão de Riscos, à produção de um template de Gestão de Riscos para orientar as equipas de Projeto e à definição de estratégias de institucionalização das atividades de Gestão de Riscos e suas ferramentas. A investigação teve por base a realização de um estudo de caso sobre uma parceria colaborativa de I&D de larga escala em contexto universidade-indústria, nomeadamente entre UMinho e Bosch. Os métodos de investigação aplicados ao estudo de caso foram a análise documental, a realização de um questionário misto e focus groups. Os principais resultados deste trabalho de investigação centram-se na identificação dos principais riscos de gestão e respetivas respostas típicas, no desenvolvimento de uma metodologia de Gestão de Riscos para o contexto específico de Programas de I&D em colaboração universidadeindústria e na identificação de algumas das estratégias para institucionalização destas ferramentas.
In collaborative university-industry R&D programs and projects, the areas of Risk Management and Stakeholder Management have assumed a preponderant importance for the success of programs and projects, due to their innovative nature. In order to reduce the impact of risk associated with this type of R&D collaborations and consequently increase the success of programs and projects, a Risk Management methodology has been developed for this type of collaborative programs, from the perspective of the main stakeholders, detailing for three key stakeholders (Program Manager, Project Manager and Program and Project Management Office) the respective Risk Management activities. In order to support the Risk Management activities and their institutionalization, a generic catalogue of risks and typical responses in this type of programs and projects was also created, an Integrated Risk Management Plan was proposed, a Risk Management template was produced to guide the project teams and strategies for institutionalizing Risk Management activities and their tools were defined. The research was based on a case study of a large-scale collaborative R&D partnership in a university-industry context, namely between UMinho and Bosch. The research methods applied to the case study were documentary analysis, the realization of a mixed questionnaire and focus groups. The main results of this research work focus on the identification of the main management risks and their typical responses, the development of a Risk Management methodology for the specific context of university-industry collaborative R&D Programs, and the identification of some of the strategies for institutionalization of these tools.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70803
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Joana Ferreira Domingues.pdf5,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID