Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/71033

TítuloApplying an adaptation of the Prado Project Management Maturity Model in an academic context
Autor(es)Araújo, Ana Jorge Silva Magalhães Azevedo de
Orientador(es)Ribeiro, Pedro Abreu
Palavras-chaveProject management
Maturity models
Project Management Maturity
Gestão de projetos
Modelos de maturidade
Maturidade em Gestão de Projeto
Data2020
Resumo(s)The organization’s strategy of a company is determinant in its performance. Failing strategies compromise the achievement of its goals. Thus, the interest in the field of project management has been increasing and has generated several tools used by companies. The need to develop methodologies to evaluate the performance of projects in organizations has a strong contribution to the development of maturity models. Maturity models help organizations to define their organizational strategy. The lack of knowledge of these maturity models causes organizations to experience problems in the development and improvement of their project management processes. In this dissertation, it was developed an analysis of the most relevant models of project management maturity by comparing them. The main objective of this dissertation is to adapt and apply a maturity model to assess the evolution of the maturity of project management practices in development teams in the academic environment. Afterward the theoretical study of the different maturity models, it was applied the Prado Project Management Maturity Model. This simplified model assesses the performance and maturity to development teams in the IT area. The model is applied to the project teams of curricular subjects of Development of Computer Applications of the second academic year and Information Systems and Technologies Project of the fourth academic year of the Integrated Masters in Engineering and Management of Information Systems course at the University of Minho. To achieve this goal, the methodology used was the Case Study because its purpose is to gather information about the real context that allows a greater and more detailed knowledge about the topic. The Case Study was developed through questionnaires answered by the project managers of the different teams. Through the application of the model, it was possible to compare the maturity between the two curricular units and to verify the effectiveness of the learning methods and strategies, and results in project management competencies throughout the course. Observing that there is a significant evolution in maturity from the Information Systems and Technologies Project teams compared to Development of Computer Application teams.
A estratégia organizacional de uma empresa é determinante no seu desempenho. Estratégias que falham põem em causa o alcance dos seus objetivos. Desta forma, o interesse na área de gestão de projetos tem vindo a aumentar e tem gerado várias ferramentas que podem ser utilizadas pelas empresas. A necessidade de metodologias de avaliação do desemprenho de projetos nas organizações contribui para o desenvolvimento de modelos de maturidade. Os modelos de maturidade auxiliam as empresas a definir a sua estratégia organizacional. A falta de conhecimento destes modelos de maturidade faz com que as organizações tenham problemas no desenvolvimento e melhoria dos seus processos de gestão de projetos. No presente trabalho foram analisados os mais relevantes modelos de maturidade de gestão de projetos, através da comparação dos mesmos. O principal objetivo desta dissertação consiste na adaptação e aplicação de um modelo de maturidade para avaliar a evolução da maturidade das práticas de gestão de projetos em equipas de desenvolvimento em ambiente académico. Após a análise teórica dos diferentes modelos de maturidade, aplicou-se o Modelo de Maturidade em Gestão de Projetos de Prado. Este modelo simplificado restringe a avaliação do desempenho e maturidade a equipas de desenvolvimento na área das TI. Este modelo foi aplicado nas equipas de projeto das unidades curriculares de Desenvolvimento de Aplicações Informáticas do segundo ano letivo e Projeto de Tecnologias e Sistemas de Informação do quarto ano letivo do curso Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação da Universidade do Minho. Para concretizar o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi o Estudo de Caso pois o seu propósito é a junção de informação sobre um contexto real que permite um maior e mais detalhado conhecimento sobre o mesmo. O Estudo de Caso foi desenvolvido através de questionários respondidos pelos gestores de projetos das diversas equipas. Através da aplicação do modelo, foi possível comparar a maturidade entre as equipas das duas unidades curriculares e verificar a eficácia dos métodos e estratégias de ensino em competências de gestão de projetos ao longo do curso. Observando-se, assim, que existe uma evolução significativa da maturidade de gestão de projetos das equipas de Projeto de Tecnologias de Sistemas de Informação em relação às equipas de Desenvolvimento de Aplicações Informáticas.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/71033
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Jorge Silva Magalhães Azevedo de Araujo.pdf1,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID