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TítuloComparação de desempenho de algoritmos de Machine Learning na classificação de IT incident tickets
Outro(s) título(s)Performance comparison of Machine Learning algorithms in classifying IT incident tickets
Autor(es)Nogueira, Afonso Manuel Salazar
Orientador(es)Brito, Miguel A.
Palavras-chaveText mining
Processamento de linguagem natural
Incident management process
Classificação automática de texto
Roteamento automático de tickets
Natural language processing
Automated text classification
Automated ticket assignment
Data2020
Resumo(s)Esta dissertação, inserida no projeto de dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação do departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho, tem como tema “Comparação de Desempenho de Algoritmos de Machine Learning na Classificação de IT Incident Tickets”, que deriva do estágio profissional que o autor realizou no Grupo Petrotec. Todos os dias, colaboradores dos inúmeros departamentos da instituição reportam incidentes tecnológicos, isto é, problemas relacionados com os mais variados elementos de trabalho do seu quotidiano que, a priori, possam ser resolvidos pelos profissionais de TI. Quando se deparam com algum problema, dirigem-se a uma plataforma onde podem detalhar categórica e textualmente o incidente ocorrido, de forma a que o support agent perceba facilmente o cerne da questão. Contudo, nem todos os colaboradores são rigorosos e precisos a descrever o incidente, onde, por muitas vezes, se verifica uma categoria totalmente desfasada com a descrição textual do ticket, o que torna mais demorada a dedução da solução por parte do profissional. Nesta dissertação, é proposta uma solução que visa atribuir uma categoria ao novo incident ticket através da classificação do mesmo, especificando o técnico informático especializado na solução do incidente em questão, sendo um mecanismo que recorre a técnicas de Text Mining, Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Machine Learning que tenta reduzir ao máximo a intervenção humana na classificação dos tickets, diminuindo o tempo gasto na perceção e resolução dos mesmos. Com isso, a classificação do atributo relativo à descrição textual do ticket vai ser fulcral para a dedução do agente informático a resolver o incidente. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, decifrando qual os melhores procedimentos de processamento textual a serem realizados, obtendo posteriormente, na maior parte dos modelos de classificação utilizados, uma acuidade superior a 90%, o que torna legítima a implementação de todas as metodologias adotadas num cenário real, isto é, no Grupo Petrotec. No que concerne à recolha, processamento e mining dos dados, teve-se em conta a metodologia Cross Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM) e como metodologia de investigação utilizou-se a Design Science Research (DSR).
This dissertation, included in the master's thesis project in Engineering and Management of Information Systems of the Information Systems department of the University of Minho, has the theme ‘Performance Comparison of Machine Learning Algorithms in Classifying IT Incident Tickets’, which derives from the professional internship that the author performed at Petrotec Group. Every day, employees from the numerous departments of the institution report technological incidents, that is, problems related to the most varied elements of their daily work that can be solved by IT professionals. When faced with a problem, they go to a platform where they can categorically and verbally detail the incident that occurred, so that the 'support agent' easily understands the heart of the matter. However, not all employees are rigorous and accurate in describing the incident, where there is often a category that is totally out of step with the textual description of the ticket, which makes the professional's deduction from the solution more time consuming. In this dissertation, a solution is proposed which aims to assign a category to the new incident ticket through the classification of the same, specifying the specialized support agent in solving the incident in question, being a mechanism, which uses Text Mining, Natural Language Processing (NLP) and Machine Learning techniques and tries to reduce as much as possible the human intervention in the classification of the tickets, decreasing the time spent in their perception and resolution. Therefore, the classification of the attribute related to the ticket's textual description will be central to the assignment of the ‘support agent’ to solve the incident. The results obtained were quite satisfactory, deciphering the best textual processing procedures to be carried out, subsequently obtaining, in most of the classification models used, an accuracy of more than 90%, which makes the implementation of all the methodologies adopted in a real scenario legitimate, that is, in the Petrotec Group. Regarding to data collection, processing and mining, the Cross Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM) methodology was taken into account and Design Science Research (DSR) was used as the research methodology.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/71092
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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