Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/71219

TítuloEstudo da mobilidade em área de acolhimento empresarial: aplicação à zona industrial de Celeirós
Outro(s) título(s)Study of mobility in industrial and business parks: application to the industrial park of Celeirós
Autor(es)Ferreira, Flávio António Silva
Orientador(es)Ramos, Rui A. R.
Palavras-chaveIndicadores de mobilidade
Inquérito à mobilidade
Áreas de acolhimento empresarial
Celeirós - Braga
Mobility indicators
Mobility survey
Industrial parks
Data2019
Resumo(s)As áreas de acolhimento empresarial (AAE) localizam-se, geralmente, em zonas de periferia das cidades, onde a acessibilidade em transportes públicos é mais reduzida. Também, a oferta de transporte públicos mostra-se geralmente desadequada nestas áreas, uma vez que não consegue satisfazer as necessidades e os anseios dos colaboradores das empresas. Portanto, é fundamental realizar-se uma avaliação da mobilidade destas áreas, para que se concretize um inventário dos problemas de mobilidade e posteriormente se proponham soluções. O objetivo central desta dissertação foi a elaboração de uma análise à mobilidade para a zona industrial de Celeirós, situada no concelho de Braga. Deste estudo podem vir a ser retirados ensinamentos de forma a que estudos similares sejam efetuados para as AAE de Braga e de outras cidades. A AAE de Celeirós é dos parques industriais mais antigos do país e carateriza-se pela proximidade ao terminal ferroviário de mercadorias Tadim/Aveleda e ao apeadeiro de Aveleda. O parque industrial apresenta uma taxa de ocupação empresarial de 98% e é atualmente gerido pela Câmara Municipal de Braga. A revisão da literatura culminou no elencar de várias medidas de gestão de mobilidade e identificação de um conjunto de indicadores de mobilidade. Estes indicadores foram importantes na perceção dos critérios associados à mobilidade e serviram de base para o inquérito à mobilidade dos trabalhadores das empresas instaladas na AAE em estudo. Os resultados dos inquéritos à mobilidade dos trabalhadores do parque industrial de Celeirós permitiram concluir que 91% dos mesmos utiliza o automóvel nas suas deslocações pendulares diárias, 83,9% como condutor e 7,1% como passageiro. Também, a saturação do estacionamento na AAE de Celeirós permitiu confirmar o uso intensivo do carro individual. Globalmente, os resultados evidenciaram uma utilização residual dos transportes públicos e dos modos suaves, através do modo pedonal, com taxas de 2,7 % e 1,8%, respetivamente. Na sequência dos resultados do caso de estudo foram propostas medidas que se adotadas na totalidade, ou parcelarmente, podem vir a possibilitar reduzir o uso do automóvel nas deslocações diárias de acesso à AAE. Algumas dessas medidas assentam em modelos de carpooling e o carsharing, mantendo o uso do automóvel, mas reduzindo o respetivo número de veículos em circulação e quilómetros realizados. No entanto, as medidas mais analisadas são as que adotam o transporte público como base principal para a deslocação. Assim, foram apresentadas medidas que visam incentivar os colaboradores das empresas instaladas na AAE de Celeirós a utilizar com mais regularidade os transportes públicos. Ainda em relação aos transportes públicos, mas neste caso o transporte por comboio, e tendo em conta a proximidade entre o apeadeiro de Aveleda e a AAE de Celeirós, foram apresentadas, analisadas e discutidas 3 propostas para a realização de deslocações pendulares. Uma das propostas conjuga 2 operadores de transporte público, os Comboios de Portugal e os Transportes Urbanos de Braga. As restantes 2 propostas contemplaram a utilização do modo pedonal para a deslocação do apeadeiro de Aveleda até ao local de trabalho na AAE de Celeirós. Contudo, o seu sucesso dependerá de uma forte mudança de hábitos por parte dos trabalhadores da AAE.
The industrial estates are usually located in the city outskirts, where the accessibility for the public transportation system decreases. The offer of public transports is usually inadequate in these areas, as it cannot meet the needs and concerns of the companies and its employees. Therefore, it is essential to carry out an assessment of the mobility of these areas, to allow that an inventory of mobility problems is carried out and solutions subsequently proposed. The main goal of this dissertation was the elaboration of a mobility analysis for the industrial park of Celeirós, located in Braga. From this study, lessons can be learned so that similar investigations can be carried out in the future for the industrial parks of Braga and other cities. The industrial estate of Celeirós is one of the oldest in the country and is characterized by its proximity to the Tadim / Aveleda rail freight terminal and the Aveleda train station. This industrial park has a business occupancy rate of 98% and is currently managed by Braga City Council. The literature review culminated in the listing of various mobility management measures and identification of a set of mobility indicators. These indicators were important in understanding the criteria associated with mobility and served as the basis to create the mobility survey for workers of companies located in the industrial estate under study. The results of the workers mobility surveys of the Celeirós industrial estate showed that 91% of them uses the car for commuting, 83.9% as a driver and 7.1% as a passenger. Also, the saturation of parking at this industrial estate allowed to confirm the intensive use of the individual car. Overall, the results showed a residual use of public transport and soft modes through pedestrian mode, with rates of 2.7% and 1.8%, respectively. Following the results of the case study, measures were proposed which, if adopted fully or partially, may make it possible to reduce the use of the car in daily commuting access to the industrial park. Some of these measures rely on carpooling models and carsharing, maintaining car use but reducing the number of vehicles in circulation and kilometers driven. However, the most analyzed measures are those that adopt public transport as the main basis for travel. Thus, measures were presented aiming to encourage employees of companies located in Celeirós industrial park to use public transport more regularly. Still in relation to public transport, but in this case the transport by train, and taking into account the proximity between Aveleda train station and Celeirós industrial park, 3 proposals for commuting were presented, analyzed and discussed. One of the proposals combines 2 public transport operators, Comboios de Portugal and Transportes Urbanos de Braga. The remaining 2 proposals included the use of the pedestrian mode for the displacement of Aveleda’s train station to the workplace at Celeirós industrial estate. However, its success will depend on a strong change in habits by the industrial estate workers.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/71219
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

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