Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/713

TítuloA direcção de turma no centro da colaboração entre a escola e a família
Autor(es)Zenhas, Armanda
Data2004
Resumo(s)Ao aumento da importância atribuída à educação e à formação das crianças e dos jovens, está associada a consciência crescente do papel que a colaboração escola-família desempenha no seu sucesso educativo. No entanto, a reduzida participação da família na vida escolar é um problema com que a escola se debate. Os EEs de nível sócio-cultural baixo são referidos na literatura como os que mais se alheiam da participação na escola. O DT encontra-se numa posição privilegiada para estabelecer uma relação de colaboração com as famílias, visando o sucesso académico e educativo de cada aluno. Com este estudo pretendemos estudar em profundidade o projecto de inovação de uma directora de turma relativamente aos encarregados de educação e aos alunos e a dinâmica de colaboração entre as famílias dos alunos e a escola, desenvolvida a nível da turma, ao longo de um ano lectivo. Adoptámos o modelo de estudo de caso qualitativo, centrado na compreensão dos processos utilizados pela DT na relação com as famílias e na resposta aos problemas identificados, para aprofundar o estudo dos significados que todos os actores (DT, EEs, alunos e professores da turma) deram aos acontecimentos e aos processos ocorridos, no que se refere à colaboração entre a escola e a família, e para ligar esses significados com o contexto social em que esses actores estavam inseridos. A informação referente ao trabalho desenvolvido pela DT e às suas concepções foi recolhida através de observação directa; entrevistas à DT, a alunos, a professores e a EEs; diário da DT; inquéritos aos alunos da turma e aos seus EEs; e outros documentos. A grelha de análise utilizada foi constituída por categorias construídas a priori, com base num quadro teórico de referência - modelo ecológico do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner, 1987), tipologia de colaboração escola-família-comunidade (Epstein, 1997a) e teoria da sobreposição das esferas de influência (Sanders & Epstein, 1998) -, às quais se acrescentaram outras categorias criadas a posteriori, com base na análise dos dados e em teorias auxiliares. Entre as conclusões do nosso estudo, salienta-se a necessidade de o DT promover actividades frequentes e diversificadas de colaboração com a família, de forma a dar resposta às necessidades de todas as famílias. Destaca-se o papel primordial da qualidade da comunicação e das relações interpessoais entre o DT e os EEs. Os contextos de comunicação mais importantes são os presenciais, nomeadamente as reuniões de EEs e os atendimentos individuais. As reuniões podem constituir espaços importantes de debate entre todos os intervenientes no processo educativo, em que o DT e os EEs (e, eventualmente, os alunos e os professores) podem confrontar expectativas, definir objectivos e estratégias e articular esforços, cabendo, ao DT, o papel de coordenador de todo o processo. A frequência e a qualidade da comunicação estabelecida nas reuniões e noutras oportunidades de interacção presencial escola-família são determinantes para o desenvolvimento de confiança, sem a qual não pode haver uma colaboração eficaz. Os dados obtidos sugerem que a direcção de turma pode constituir um espaço a partir do qual se pode delinear estratégias que permitam assegurar a cooperação entre a família e a escola, contribuindo para melhorar os conhecimentos e as competências parentais dos EEs para acompanharem os seus educandos enquanto estudantes. Salienta-se ainda o papel do aluno na relação escola-família, em que, de forma consciente ou inconsciente, toma parte activa, contribuindo para o facilitar ou dificultar, conforme os seus afectos e as suas percepções acerca dos resultados que daí podem advir, abrindo novo campo de intervenção ao DT.
The increased importance assigned to the education of children and youth is associated with the growing awareness about the role family-school partnership plays in child's personal and academic success in our schools. Unfortunately the degree of family involvement in school life remains underdeveloped, being the low socio-cultural parents the more detached from school participation. The class director is in a privileged position to establish a relationship with families aiming at the educational and academic fulfilment of every child. The purpose of this study is to describe in detail and deeply the innovative project of school-family partnership at class level implemented by a class director through an entire academic year. A qualitative case study research model focused on the understanding of the relationship processes and of the solutions to the problems identified was adopted in order to grasp the meanings each actor (class director, parents, students and class teachers) ascribed to the events and processes related to school family partnership, while connecting those meanings to the social context in which they live. Data concerning the work developed by the class director and its underlying conceptions were collected through direct observation; through interviews with class director, students, parents, and teachers; through class director journal; through pre and pos-evaluation questionnaires for students and parents; and through other significant documents. The analytical framework was mainly constituted a priori by categories derived from the ecological model of human development (Bronfenbrenner, 1987), the framework of six types of involvement (Epstein, 1997a), and the theory of overlapping spheres of influence (Sanders & Epstein, 1998), complemented by data-driven categories and particular auxiliary theories. Findings of this study emphasized the importance of the frequency and diversity of school family partnership activities in order to accommodate the specific needs of every family. The quality of communication and interpersonal relationships between class director and parents plays a critical role in the development of confidence and subsequently in partnership efficacy. Face to face contexts of communication, namely class parents meetings and individual attendance, are particularly effective. Under the leadership of class director, class parents meetings provide opportunity for all partakers in educational process (class director and parents, and, at times, students and teachers) express and confront their views, and expectations; agree on goals and strategies; and articulate energies to achieve them. The context of class direction offers the class director a privileged endeavour to help parents acquire knowledge and skills, or adopt supportive behaviours that facilitate their children’s academic accomplishment. Students, in an unconscious or deliberate manner, may exert a strongly influence in the quality of school-family relationship, which may contribute either to foster or to undermine the development of partnership, in accordance to their affects and perceptions of the gains they might obtain. The awareness of the role students play in school-family communication brings the class director new ways of intervention to facilitate family-school partnership.
TipoDissertação de mestrado
URIhttps://hdl.handle.net/1822/713
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf1,09 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID