Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7136

TítuloGrandes cidades com alma ? Lisboa e Viena na poesia do século XX
Autor(es)Ferreira, Mónica Paula Moreira da Costa
Orientador(es)Grossegesse, Orlando
Data23-Jul-2007
Resumo(s)A presente tese parte, numa primeira fase, da construção discursiva de capitais europeias e pretende demonstrar a pertinência da sua interligação com a literatura e em especial com a lírica. No caso de Paris, a obra de Baudelaire é essencial para definir uma nova lírica como discurso orientador da Grande Cidade (Groβstadt), em interligação com os media, a publicidade, o trânsito e a arquitectura moderna. No caso de Berlim, a junção entre lírica moderna (expressionista) e construção discursiva da Groβstadt corrobora-se, entrando em diálogo com outro grande discurso orientador, a cinematografia. Perante estes exemplos, os casos de Lisboa e Viena tornam-se interessantes: são capitais imperiais antigas que, nos séculos XIX e XX, ficaram à sombra de Paris e posteriormente de Berlim. Em contraste com a Grande Cidade moderna, as construções discursivas de Lisboa e Viena enaltecem outras características, utilizando igualmente a lírica como discurso orientador. Daí advir a sua ambiguidade: capitais antigas submetidas ao processo de modernização, transformadas em grandes cidades, mas preservando algo da sua «alma original». Esta ambiguidade espelha-se numa lírica que resiste ao paradigma moderno procurando preservar na urbanidade moderna o paradigma romântico aliado a um discurso ontológico, específico para uma cidade (a alma dela), muitas vezes em tom de elegia, celebrando a decadência e a qualidade não-moderna e até não-urbana. A questão fundamental desta tese sintetiza-se no seu próprio título: «Grandes cidades com alma?» Na parte analítica, verifica-se que, a partir dos inícios do século XX, tanto o lisboeta como o vienense defendem a existência, embora perto da morte, do corpo e da alma da sua cidade, expressando a saudade de um passado glorioso. Analisamos as formas que mais se adequam à sua representação, as formas breves (e não o grande romance): a poesia, a prosa poética (poème en prose) e o ensaio (a crónica), muitas vezes em ‘diálogo’ com a fotografia. Apura-se que nestes textos predomina, de um modo geral, uma defesa da ‘forma de ser’ de cada uma destas capitais, apesar da modernização. Esta atitude acaba por se imiscuir em todas as temáticas, na medida que, independentemente do tema, se anteveja a presença da nostalgia, do luto, da morte, privilegiando o género elegíaco. Sendo a melancolia codificada como motivação da escrita lírica na concepção romântica, comprova-se que, no caso de Lisboa e Viena, a lírica não reflecte um projecto de modernidade, como acontece no caso de Berlim, mas procura acariciar a «ferida» ou cantar a «fenda» que se abre entre vida moderna urbana e a «alma» da capital do passado.
This dissertation sets out to show the discursive construction of European capitals and its connection to literature, more precisely to the lyric genre. In the case of Paris, Baudelaire’s work is essential in defining a new poetry as a guiding discourse for the discursive construction of the modern Big City, in concert with the media, publicity, traffic and architecture. In the case of Berlin, the twinning of modern (expressionistic) poetry and the discursive construction of the Big City intermingles with another main discourse, the movie. In comparison with these examples, the cases of Lisbon and Vienna are of great interest because they represent both ancient and decadent imperial capitals which, during the 19th and 20th centuries, remained in the shadow of modern Paris and Berlin. In contrast with those rising Big Cities, the discursive constructions of these imperial capitals highlight other characteristics, maintaining the lyric genre as a guiding discourse and giving birth to ambiguity: cities exposed to the process of modernization but preserving something of their «original soul». This ambiguity is reflected in a poetry which resists the modern paradigm and tries to set itself against urban modernity - the romantic paradigm allied to an ontological discourse, specific for each city (speaking of her soul), frequently in a tone of elegy, thus celebrating urban landscapes of decadence and the virtue of the non-modern and even the non-urban. The main question is summed up in the title of this dissertation: can Lisbon and Vienna be considered «Big cities with a soul»? In the analytic section, we conclude that since the beginning of the 20th century, the writers of Lisbon and Vienna have expressed the soul of their cities, their being close to death, and a longing for the glorious past. We analyze the most suitable genres: brief forms, not the big novel, poetry being the most prevalent, but also poetic prose (poème en prose) and the short essay form (crónicas), all of them frequently mingled with photography. In one way or another, these texts defend the ‘form of being’ of Lisbon and Vienna against descaracterising modernity, namely when they express a feeling of loss, which permeates all the other themes. Therefore the pragmatics often is close to mourning and hence to the elegiac genre. As melancholy is codified as a feeling that drives the Romantic poet, we conclude that in the case of Lisbon and Vienna poetry is not guided by a project of modernity, unlike in the case of Berlin, but tries mainly to show the «wound» or the «gap» that opens up between modern urban life and the ‘poor souls’ of former imperial capitals in decadence.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoTese de Mestrado em Estudos Luso-Alemães - Formação Bilingue e Intercultural
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7136
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE DE MONICA FERREIRA.pdf
Acesso restrito!
905,85 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID